Pernambuco

8 DE MARÇO

5 mil mulheres saem às ruas do Recife pela legalização do aborto

Lema escolhido pelas recifenses pede legalização do aborto, fim das violências, das privatizações e do racismo ambiental

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Tradicional manifestação feminista na capital pernambucana colocou a legalização do aborto como pauta principal este ano - Rodolfo Rodrigo / Brasil de Fato Pernambuco

Nesta sexta-feira (8) mais de 5 mil mulheres tomaram as ruas do centro do Recife sob o lema “Pela vida das mulheres: pela legalização do aborto, contra o racismo ambiental e as violências, não às privatizações!”. Muitas bandeiras da Palestina também foram levadas à manifestação, em solidariedade às mulheres que têm sofrido com a guerra e a ocupação colonial por parte de Israel.

As mulheres se reuniram no Parque Treze de Maio a partir das 15h e saíram em caminhada por volta das 17h, em direção a Avenida Conde da Boa Vista, sentido ilha de São José. A manifestação se dispersou na ponte Duarte Coelho. Ao longo do trajeto, houve intervenções artísticas e culturais reforçando as pautas de luta.

A manifestação foi construída coletivamente por vários movimentos e coletivos feministas através de reuniões periódicas ao longo dos últimos meses. Grupos de mulheres que atuam na luta social, sindical, partidária também participam da construção.

Edição: Helena Dias