Pernambuco

REFORMA AGRÁRIA

Acampamento sem terra sofre despejo em Caruaru

Famílias viviam há 5 meses no local e polícia não deu tempo para a retirada de animais

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Cerca de 100 famílias têm vivido nas terras improdutivas da Fazenda Barreiros, em Caruaru (PE) - Divulgação

Na manhã desta terça-feira (19) as 100 famílias acampadas no Acampamento Barreiros, zona rural de Caruaru, foram acordados com a Polícia Militar e um mandado de reintegração de posse, ordenando despejo dos agricultores. Os sem terra acusam a polícia de haver atuado de forma intimidatória e tomado celulares de moradores. Eles agora estão acampados num terreno a poucos metros de distância e pedem solução imediata por parte do Governo de Pernambuco.

Francisco Terto, membro da direção estadual do MST, disse que o movimento deve retomar a negociação com a proprietária nos próximos dias. “Ela alega que tinha 200 cabeças de gado naquelas terras, mas isso é mentira. Em algum momento houve umas 40 ou 50 cabeças de gado, mas o vaqueiro já havia levado embora”, conta o sem terra. Já os animais das famílias agricultoras ficaram nas terras, porque a polícia não deu tempo suficiente para a retirada.

Terto reforça que toda a abordagem por parte das autoridades foi violenta. “Foram 30 carros da PM, de operações especiais. Tudo muito tenso, com muita intimidação por parte da polícia. Chegaram dizendo que as famílias tinham meia hora para salvar o que pudessem, porque iriam derrubar as casas”, conta ele, completando que chegaram a tomar celulares das mãos de agricultores e apagaram os vídeos. “O oficial de justiça que liderou a ação tinha uma expressão de raiva e não quis dialogar com nossa advogada”, se queixa Terto.

A deputada estadual Rosa Amorim (PT), que é um sem terra, usou suas redes sociais para reclamara que o Governo de Pernambuco tome providências e acolha essas famílias. “O caso precisa ser tratado através da Comissão de Conflitos Agrários, para que nenhum direito humano seja violado”, disse a parlamentar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Rosa Amorim (@rosamst_)

Amorim afirma que o despejo não respeitou a legislação estadual. “Nem o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nem a Defensoria Pública de Pernambuco, nem a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa foram informados previamente desta ação - que é o que diz a lei estadual”, reclamou a deputada, que integra a referida comissão da Alepe. “Somos nós que fiscalizamos essas ações para evitar possíveis excessos”, destacou.

O mandado de reintegração de posse foi expedido pelo juiz Elias Soares da Silva, da 5ª Vara Cível da comarca de Caruaru, em benefício da proprietária, Ivoneide Maria Gonçalves de Souza. Em outubro de 2023 o MST realizou ocupação de uma fazenda improdutiva nas cercanias da empresa de avicultura Ovo Novo. A ação contou com dezenas de famílias de agricultores sem terra, lutando pelo direito a um pedaço de chão para plantar e viver e pedindo que a área de 64 hectares fosse destinada à produção de alimentos.

Edição: Helena Dias