Pernambuco

MÚSICA

Torre Malakoff recebe festival para celebrar Dia da Música, nesta sexta

Ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo Sympla e serão validados mediante a doação de 1kg de alimento

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Projeto Reggae pelo Reggae Sounds toca a partir das 0h na Torre Malakoff - RpR Sounds / Divulgação

Nesta sexta-feira (21) é celebrado o Dia Internacional da Música. E a Torre Malakoff, no bairro do Recife, vai receber nove bandas pernambucanas na Festa da Música RNC, a partir das 15h. Os interessados devem reservar antecipadamente seus ingressos na plataforma Sympla, mas só serão válidos com a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento. Os mantimentos são destinados à comunidade do Pilar, no Bairro do Recife.

São nove atrações que representam, até às 1h da madrugada, a diversidade musical do estado. Às 15h os portões da torre serão abertos, com a Feira Criativa Xambá, trazendo artesanato e outros produtos produzidos por integrantes da Nação Xambá.

Os shows musicais têm início às 16h, com Fim de Feira tocando muito forró, xote, baião e celebrando 20 anos de carreira. Às 17h a banda Flora Vontade, nascida no Conjunto Muribeca, apresenta canções autorais com MPB, jazz e rock.

Às 18h o cantor e compositor Barthel traz músicas autorais, transitando entre o rock alternativo e a MPB. Às 19h é a vez de Luana Tavares, diretamente de Goiana, na zona da mata norte, apresentando sua MPB negra e feminina. Às 20h a banda recifense Travadores traz rock indie com músicas autorais.

Às 21h é a vez do rap subir ao palco, com o alagoano MC Fantasma, que contará com a participação de Dandara MC. Ele é seguido por Okado do Canal, diretamente do Arruda, cantando trap e brega funk. Ao longo da noite, os intervalos dos shows são comandados pelas DJs Kananda PX e Claudinha Summer.

Às 23h o cantor e compositor Zendo, de São Lourenço da Mata, apresenta seu afrobeat, bebendo do brega-funk e do rithym and blues. Ele contará com as participações de Cosmus e Milton Raulino. A partir das 0h, para fechar a noite, o grupo Reggae pelo Reggae Sounds, coletivo que exalta os ritmos jamaicanos.

Na área interna da Torre Malakoff haverá estrutura de vendas de alimentação e bebida, além de banheiros químicos. “Prezamos por trazer atrações já consolidadas no cenário local e artistas que estão começando a se destacar e querem mostrar sua musicalidade”, conta Du Lopes, idealizador e produtor do festival. Esta é a 4ª edição do evento, que é realizado pelos mesmos organizadores do Rock Na Calçada.

Rock Na Calçada - Os produtores realizam eventos musicais gratuitos desde 2015, passando por Natal, João Pessoa, São Paulo e Caruaru, além do Recife. Eles já contam mais de 480 apresentações musicais gratuitas ao longo de 9 anos.

Desde 2019 eles realizam também a Festa da Música RNC, em sintonia com o Fête de la Musique, grupo europeu que promove apresentações musicais em espaços públicos e que, desde 1982, instituiu o 21 de junho como Dia Internacional da Música. Eles garantem que a data será comemorada em 120 países.

Segundo os produtores, o festival não conta com incentivos públicos ou privados, sendo realizado de maneira totalmente independente. Eles pedem que, quem puder, contribua financeiramente com a realização do festival, doando quaisquer valores através do pix [email protected], recurso que os organizadores prometem investir na melhoria da infraestrutura e dos serviços ofertados no evento.

Programação:
15h - Abertura da Torre Malakoff e da Feira Criativa Xambá
16h - Fim de Feira
17h - Flora Vontade
18h - Barthel
19h - Luana Tavares
20h - Travadores, com part. de Dani Carmesim
21h - MC Fantasma, com part. de Dandara MC
22h - Okado do Canal
23h - Zendo, com part. de Cosmus e Milton Raulino
00h - Reggae pelo Reggae Sounds
Nos intervalos dos shows, as DJs Kananda PX e Claudinha Summer

Edição: Vinícius Sobreira