Pernambuco

ARTE-EDUCAÇÃO

Festival Tramas Negras, no Ibura, abre inscrições para vivências artísticas voltadas para crianças, adolescentes e jovens

Oficinas infantojuvenis no Compaz do Ibura, mas apresentações artísticas e outras atividades passam por museus e teatros

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O bailarino e educador Daniel Silva promove uma vivência que mescla ciranda e cavalo marinho - Zoë Beer/divulgação

Estão abertas as inscrições para crianças, adolescentes e jovens interessados em participar de vivências artísticas e oficinas oferecidas pelo Festival Tramas Negras, que busca exaltar a diversidade artística e cultural ancestral. As atividades acontecem nos dias 20 e 21 de julho, no Compaz Paulo Freire, no bairro do Ibura, zona sul do Recife. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link disponível na página do festival no Instagram.

A vivência “Pisada de Terreiro” é uma imersão na cultura popular, mesclando ciranda e cavalo marinho, envolvendo música, dança e saberes ancestrais, buscando estimular a criação e o jogo cênico. A atividade foi pensada para o público adolescente e será conduzida pelo bailarino e educador Daniel Silva, na manhã do sábado, 20 de julho. O Compaz do Ibura fica na ladeira da Cohab, nº 10.

No mesmo dia, também pela manhã, mas voltada para crianças de 7 a 13 anos, acontece a “Vivência Percussiva”, estimulando habilidades infantis com o balanço do tradicional coco de roda, unindo voz, alfaias, pandeiros e as cantigas dos mestres e mestras desta brincadeira popular. A atividade será oferecida pelo músico e percussionista Márcio Rastaman.

O “Festival Tramas Negras - encruzilhadas artístico-culturais” também terá apresentações públicas de teatro, música e dança, passando por Recife Antigo, Madalena e Várzea. As apresentações acontecem nos teatros Hermilo Borba Filho (na sexta-feira, dia 19), nos museus da Abolição e Muafro (sábado, 20), no Paço do Frevo e no Centro de Capoeira São Salomão (domingo, 21).

A programação completa está disponível na página do festival no Instagram. O Tramas Negras tem incentivo da Lei Federal Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife.

Edição: Vinícius Sobreira