Pernambuco

CULTURA E LAZER 0800

Fim de semana tem programação para crianças e adultos, com teatro, shows e festas - tudo de graça

Programação traz forró, funk, muito samba, MPB, maracatu, brega e black music, além de teatro para todas as idades

Brasil de Fato | Recife |
Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mãe Beth de Oxum faz show gratuito no Sesc Santo Amaro, na programação do Sonora Brasil - Sonora Brasil/divulgação

Esta semana a Agenda Cultural do Brasil de Fato Pernambuco é composta só por eventos gratuitos, para públicos infantil e adulto, para quem curte teatro, dança e maracatu. Confira abaixo.

Armazém com forró, samba e black music (gratuito)


Grupo Mangaio promete colocar todo mundo para forrozar no Armazém do Campo / Divulgação

Nesta sexta-feira (13), o Armazém do Campo convoca o público para uma noite de forró sob a responsabilidade do Grupo Mangaio, que toca a partir das 18h. Já no sábado (14), a casa promove uma tarde inteira de Samba da Classe Trabalhadora, a partir das 13h, recebendo Jorge Riba, Junior Parente, Beto Malloca e Helena Cristina.

Ainda no sábado, à noite, o Armazém tem a festa “Showcase - The Best Black Music”, comandada pelos DJs Yuri Andrew, Davs e Kai. Neste domingo (15) a casa estará fechada. Todos os eventos são gratuitos. O Armazém fica na avenida Martins de Barros, 387, bairro de Santo Antônio. 

Sonora Brasil no Sesc Santo Amaro (gratuito)


Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mãe Beth de Oxum faz show gratuito no Sesc Santo Amaro, na programação do Sonora Brasil / Sonora Brasil/divulgação

Neste fim de semana (13 a 15), a capital pernambucana recebe apresentações do circuito Sonora Brasil, com espetáculos de música no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro. O festival tem como tema “Encontros, Tempos e Territórios”, celebrando a diversidade e riqueza da Música Popular Brasileira com artistas de várias regiões do país.

Na sexta-feira (13) se apresentam às 19h30 a dupla paraense Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro, seguidos - às 21h - pelos pernambucanos Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino. Para quem chegar mais cedo, vai encontrar na área externa do Sesc uma feira de comidas e produtos relacionados à música funcionando a partir das 17h na sexta e começando às 14h no sábado e domingo.

No sábado, os shows, a partir das 19h30, são dos catarinenses Seu Risca e Ana Paula da Silva, seguidos - às 21h - pelos mineiros Mestre Negoativo e Douglas Din. No domingo (15) os shows são um pouco mais cedo. Às 18h se apresenta o grupo pernambucano Cantoria Crua e às 19h30 é a vez dos sul-matogrossenses Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro. 

Além dos shows, nas tardes de sábado e domingo o Sonora promove rodas de conversa com as temáticas de Criação e Difusão de Música com Marcelo Loureiro, Geraldo Espíndola e Felipe Costta (no sábado, às 16h) e com Sam Silva e a banda Cantoria Crua (no domingo, às 15h).

Festival de Teatro e Dança no Teatro Apolo (gratuito)


Festival leva ao Teatro Apolo apresentações de teatro e dança lideradas por estudantes / Pedro Portugal

O palco do Teatro Apolo, no Recife Antigo, está recebendo os espetáculos selecionados no 21º Festival Estudantil de Teatro e Dança (Feted). O público pode conferir, nesta sexta (13), “Coisas do Mar”, às 19h, dos estudantes do Espaço Cultural Grupo Ariano Suassuna (de Igarassu).

No sábado (14), às 16h, é a vez do espetáculo “Você Precisa Saber de Mim” será, encenado por estudantes da Escola Municipal de Arte João Pernambuco (Recife). À noite, o palco do Apolo recebe “Alice no País das Maravilhas”, às 20h, dos estudantes do Colégio DOM (Olinda).

No domingo (15), às 16h, o Teatro Apolo recebe “Oroboro” e, às 20h, “Acorda Menino” - ambos de turmas de Teatro da UFPE. Os ingressos são gratuitos, entregues na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo. O festival segue até o dia 22. 

Teatro para crianças (gratuito)


Espetáculo infantil Nós, da Companhia Barracão, faz três apresentações no Recife e em Olinda / Divulgação

A companhia paulista Barracão Cultural traz para Pernambuco o espetáculo infantil “Nós”, inspirado na obra de Eva Furnari. A peça conta a história de Mel, uma menina que carrega nós no corpo causados por suas mágoas e zombarias sofridas pelos vizinhos. Através de uma narrativa lúdica, o espetáculo aborda temas como tolerância, respeito e autodescoberta. As três apresentações acontecem neste fim de semana no Recife e em Olinda, com classificação livre e todos entrada gratuita.

No sábado (14), a peça será encenada na Livraria do Jardim, bairro da Boa Vista (centro do Recife), às 17h, e no domingo (15), no Mercado Eufrásio Barbosa, bairro do Varadouro (Olinda), às 16h. Na segunda-feira (16), o grupo se apresenta no Sítio Trindade, em Casa Amarela (zona norte do Recife), às 14h. Além das apresentações, o Barracão Cultural promove ações educativas nas escolas públicas do Recife, integrando arte e pedagogia.

Cultura popular e brincadeiras para crianças, em Olinda (gratuito)


A festa infantil Batadoninho promete levar cultura popular e brincadeiras para as crianças, em Olinda / Divulgação

No sábado (14), a partir das 14h30, acontece a 5ª edição do “Batadoninho”, uma festa realizada pelo grupo percussivo Batadoní voltada para a criançada se divertir com música. Os pequenos terão uma tarde de brincadeiras, “brebotes” e muita cultura popular. O evento é gratuito e aberto ao público.

A festa conta com apresentações do Recicla Sons e do cavalo marinho Boi da Luz. Mas as crianças também encontrarão brinquedos, pipoca, algodão doce e muito mais. O evento é no Sítio de Seu Reis, bairro do Carmo, Olinda.

Samba Sem Terra na Encruzilhada (gratuito)


Grupo De Cara com o Samba é uma das atrações que o MST leva ao Orô Cozinha Garimpo neste sábado / Divulgação

Nesta sábado (14), a partir das 14h, o MST ocupa o Orô Cozinha Garimpo com muito samba no Mercado da Encruzilhada. As apresentações ficam por conta do De Cara com o Samba, Laís Senna e Larissa Lisboa. O after fica por conta de Rafael Infa, DJ Sidade e Tapioca The General Band.

Noite de maracatu rural em Tracunhaém (gratuito)


Tracunhaém, na zona da mata, terá uma madrugada inteira animada por 20 grupos de maracatu rural. / Hugo Muniz

Neste sábado (14), a cidade de Tracunhaém será palco de um grande encontro de mestres da cultura popular pernambucana, com uma celebração dedicada ao maracatu rural e à poesia de improviso. A partir das 21h, os mestres e contramestres se revezam comandando 20 grupos de maracatus rurais numa noite de celebração da arte e tradição da Zona da Mata. Como manda a tradição do maracatu rural, a festa segue até as 6h da manhã do domingo.

O evento é gratuito e aberto ao público. A festa acontece na sede do Maracatu Rural Estrela da Serra, que fica na comunidade de Açudinho, zona rural de Tracunhaém. O Estrela da Serra comemora 19 anos de fundação. Este é o 2º encontro do circuito itinerante que teve início em Nazaré da Mata, no fim de agosto. Esta edição homenageia os fabricantes de maracatus, figuras centrais na preservação da tradição cultural.

23ª Parada da Diversidade em Boa Viagem (gratuito)


23ª Parada da Diversidade deve levar meio milhão de pessoas às ruas de Boa Viagem, na zona sul do Recife / Vinícius Sobreira/Brasil de Fato Pernambuco

Neste domingo (23) a avenida Boa Viagem será palco da 23ª Parada da Diversidade de Pernambuco. A festa começa com uma concentração no Parque Dona Lindu, às 8h. O palco do parque recebe DJs, performances drags e shows das bandas Rabo da Gata, Sensação, Divas e Tayara Andreza.

A partir das 13h saem os 9 trios elétricos que prometem arrastar meio milhão de pessoas pela orla. Os trios saem nesta ordem: trio do Sindicato dos Professores do Estado (Sintepe); seguido pelos trios do Governo de Pernambuco; pelo trio “do Brega”, com Nêga do Babado e +4 atrações; trio do Coletivo de Lésbicas; trio Trans; o trio da Boate Metrópole; trio do Amor; do Ser Coletivo; e o do Gaymado.

A Parada da Diversidade é organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco, que agrega 22 organizações da sociedade civil, sindicatos.

Ensaio de Baile Charme na Caixa Cultural (gratuito)


Tem crescido um movimento de resgate dos Baile Charme, importante movimento cultural surgido nas comunidades negras do Rio de Janeiro na década de 1980 / Ugho/divulgação

No domingo (15), a Caixa Cultural Recife promove, a partir das 16h, a oficina “Passinho a Passinho – Dança Charme”, explorando a história dos Baile Charme, importante movimento cultural surgido nas comunidades negras do Rio de Janeiro na década de 1980.

Com coreografias sincronizadas, os participantes terão a oportunidade de dançar coreografias sincronizadas ao som de R&B, jazz contemporâneo, hip-hop, funk e soul, conhecendo mais sobre a musicalidade e os movimentos característicos do estilo. A atividade é indicada para maiores de 12 anos e não exige experiência prévia. As inscrições podem ser feitas no site da Caixa Cultural.

Edição: Vinícius Sobreira