Nessa sexta (10), o Dia do Basta em Petrolina foi marcado com a inauguração da nova sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (SINTEPE). Atuando há 28 anos na cidade, o Sindicato tinha a sede desde 2008 e em 2015 a reforma foi iniciada.
O Dia do Basta, construído pelas principais centrais sindicais do país é uma forma de enfrentamento aos retrocessos impostos pelo governo Temer, como o desemprego, o aumento do preço do gás de cozinha e dos combustíveis, a retirada de direitos da classe trabalhadora, as privatizações e a perseguição ao ex-presidente Lula.
O ato público na porta do Sindicato contou com a participação de trabalhadores e sindicatos dos municípios de Orocó, Dormentes, Afrânio, Lagoa Grande e Recife. Robson Nascimento, diretor regional do SINTEPE, reforçou a importância do sindicato nas lutas da região "O SINTEPE e essa nova sede estão à disposição dos trabalhadores e movimentos sociais de toda a região. Que essa sede seja o ponto de acolhimento e de luta da Frente Brasil Popular e de todos os trabalhadores".
Alem de Petrolina, um ato público do Dia do Basta está marcado para essa tarde no Recife. A concentração acontece a partir das 15h na Praça do Derby, no centro da cidade.
Edição: Monyse Ravenna