A ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero dedicará a semana anterior ao Carnaval para realizar ações de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A previsão é que sejam distribuídos mais de duas mil camisinhas masculinas e femininas durante as atividades. Na quinta-feira (28/02), a Gestos realizará ação de prevenção e distribuição de preservativos com grupo de voluntários jovens que percorrerá os principais bares e restaurantes do bairro da Boa Vista.
Também na quinta-feira (28/02), o Espaço Saúde e Sexualidade da Gestos estará na comunidade do Alto José do Pinho, zona norte da capital, realizando uma ação conjunta com a Unidade de Saúde da Família Irmã Denise, direcionada para as mulheres. Serão distribuídas camisinhas camisinhas masculina e feminina, gel lubrificante e material informativo da Gestos sobre prevenção às ISTs
Já na sexta-feira (1° de março), a Gestos estará no bloco Terra à Vista – organizado pela Habitat Brasil há sete anos, distribuindo preservativos e conversando sobre prevenção. O bloco, este ano, fará a concentração a partir das 12h no Casarão dos Movimentos Sociais – em frente ao Mercado da Boa Vista. O Terra à Vista desfila à tarde pelas ruas do bairro e junta-se a outras agremiações que dão início à Folia de Momo no Carnaval do Recife.
Na Gestos
Na quarta (27/02), tem início o Grupo de Prevenção Combinada – do qual participam ativistas do Movimento Gay, Bissexual e Trans. São 16 pessoas que serão capacitadas pela Gestos em encontros quinzenais até o mês de dezembro/2019, com o intuito de formar multiplicadores em ações de prevenção ao HIV e outras ISTs. O tema desse primeiro encontro também será focado no Carnaval.
Edição: Monyse Ravena