Em 6 de abril de 1919, o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira, junto a um grupo de amadores da eletricidade, fundou e deu início à primeira emissora de rádio do Brasil. Para a transmissão inaugural da Rádio Clube, foi improvisado um estúdio na Ponte d'Uchoa, no Recife.
Precursores, as primeiras experiências daqueles vanguardistas da rádio visavam comunicar por diversão e aperfeiçoar as transmissões de telegrafia sem fio. No dia seguinte, o evento foi noticiado no Jornal do Recife, já ganhando notoriedade de fato histórico. Em novembro daquele mesmo ano, a Rádio Clube passou a ter sede oficial, na Boa Vista.
Ainda funcionando na capital pernambucana, a rádio Clube opera no dial AM, na frequência 720 kHz. Atualmente, seus estúdios estão localizados na sede dos Diários Associados, em Santo Amaro. O Brasil de Fato Pernambuco integra a grade de programação da Clube, com um programa jornalístico diário, no ar de segunda a sexta-feira, às 14 horas, com reportagens sobre a política local, nacional e internacional, cultura, cidades, esportes e lazer.
Edição: Monyse Ravena