O Brasil vive, atualmente, o maior nível histórico de letalidade violenta intencional no país, segundo o Atlas da Violência 2019 (Ipea e FBSP). Em 2017, foram 65.602 homicídios no país, o que equivale a uma taxa de aproximadamente 31,6 mortes para cada cem mil habitantes. Segundo o mesmo documento, em dez anos (2007-2017), houve um acentuado crescimento no índice no Norte e Nordeste, enquanto nas regiões Sudeste e Centro-Oeste houve uma residual diminuição e uma certa estabilidade na região Sul.
Por essas questões, representantes dos Fóruns Populares de Segurança Pública (FPSP) de oito estados do Nordeste estarão reunidos na 1° Conferência Popular de Segurança Pública do Nordeste, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro na Região Metropolitana do Recife. O encontro regional é resultado de pré-conferências populares em cada estado e tem como objetivo fortalecer o debate entre a sociedade civil sobre a questão da crescente violência na região, reunindo contribuições de maneira descentralizada, autônoma e participativa para diretrizes a serem entregues ao Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste. A participação na Conferência é gratuita e aberta à população e deve reunir em torno de 300 pessoas.
A programação do evento vai ocupar as comunidades da RMR durante o sábado (07), com atividades descentralizadas em Paulista (Maranguape) e no Recife (Caranguejo Tabaiares), além da Noite de Cultura e Resistência no nascedouro de Peixinhos, em Olinda. O domingo será de debate geral com todos os participantes e fechamento de documento final. Esta programação será também em Peixinhos.
O que é o Fórum?
O Fórum Popular de Segurança Pública do Nordeste é uma articulação da Sociedade Civil que reúne movimentos sociais, núcleos de pesquisa, coletivos e organizações comunitárias, com o objetivo de fomentar e incidir sobre o debate das políticas públicas de segurança, de maneira popular, a partir das especificidades da Região Nordeste, que compartilha uma realidade de aumento progressivo da violência letal e intensificação da criminalização da pobreza e dos movimentos sociais.
Veja detalhes da programação:
Sábado 07/12
14h - Atividades nos territórios (Comunidade Rio Azul e Comunidade Caranguejo Tabaiares, no Recife)
19h30 - Festival Cultura na Conferência - (Nascedouro de Peixinhos/Olinda)
- Performace Naia - grupo de jovens de Peixinhos
- Coco de Umbigada
- Coletivo Bronx e MC Agô
- Grupo Bongar
- Rayssa Dias
Domingo 08/12 - (Nascedouro de Peixinhos/Olinda)
8h30 - Mesa de abertura: Agregando experiências das pré-conferências estaduais
10h - (Atividade direcionada aos fóruns e representantes - aberta a observação) Grupos de trabalho por eixos temáticos
11h15 - (Atividade direcionada aos fóruns e representantes - aberta a observação) Apresentação do resultado de quatro grupos de trabalho
12h - 13h30 - ALMOÇO
13h30 - (Atividade direcionada aos fóruns e representantes - aberta a observação) Apresentação do resultado de cinco grupos de trabalho (cont. manhã)
14h10 - (Atividade direcionada aos fóruns e representantes - aberta a observação) Mesa de encerramento
16h - (ABERTO) Lanche coletivo
Edição: Marcos Barbosa