O corpo, a casa e o território como marcos fundamentais para a compreensão dos movimentos urbanos. Essa é a narrativa central da exposição Concreto Corpóreo que começará na próxima terça-feira (14), no Museu Murillo La Greca. A mostra, promovida pelo Laboratório de Expografia do curso de Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será aberta ao público a partir das 19h e conta com diversas expressões artísticas vivenciadas na capital pernambucana.
A seleção dos trabalhos que compõem o evento foi feita por meio de chamada pública. Entre os selecionados, está o ensaio documental “Sonhos Não Roubados” realizado pelo fotógrafo Pedro Henrique Reinaux na comunidade Palha de Arroz, localizada nas proximidades do bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife.
Em uma cidade que fica abaixo do nível do mar, Pedro decidiu mergulhar nos espelhos formados pelas poças de água de uma comunidade popular. “Eu escolhi questionar alguns estereótipos. Através da fotografia podemos reafirmar e reavaliar nossas referências. Quais corpos e quais interesses sociais desabitam para que outros corpos habitem e desfrutem de determinado território?”, pergunta o fotógrafo.
A proposta de “Sonhos Não Roubados” é traçar um contraponto aos estereótipos criados sobre moradores das mais diversas comunidades das periferias, locais que geralmente são associados à violência urbana. Lá, muitos de seus moradores são vistos como responsáveis pela violência, quando na grande maioria das vezes são vítimas da guerra de expansão territorial, tão atual no Brasil.
Sobre o fotógrafo
Atualmente fotógrafo da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). PH Reinaux é bacharel em Comunicação Social com especialidade em Fotografia pela AESO Barros Melo, já atuou como estagiário do Jornal Brasil de Fato PE entre 2016 e 2017, e na CUT- PE em 2018, participou da Oficina de Fotografia Documental com João Ripper. Exposição Multifacetadas realizada na galeria de São Bento da AESO Barros Melo. Exposição “Engenho Xixaim Ocupação, terra, desapropriação e resistência” realizada no salão de entrada da Faculdade de Direito do Recife. Autor do ensaio Fotoetnográfico “Ocupar, resistir e produzir” selecionado para o CIRKULA 2019 com exposição na Biblioteca central da UFPE, entre outros
Edição: Monyse Ravenna