Pernambuco

CORONAVÍRUS

Com 1º caso de transmissão comunitária, métodos de notificação e testagem mudam em PE

Serão destinados R$ 19,3 milhões para Pernambuco em ações de combate ao COVID -19

Brasil de Fato | Recife |
Não serão mais feitos testes para confirmar o diagnóstico do COVID-19 em casos com sintomas leves ou assintomáticos - Dado Ruvic

O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde sobre o coronavírus, divulgado na terça (17) e atualizado na manhã desta quarta (18), confirmou mais um caso da doença no estado. A 19ª vítima é uma mulher de 63 anos, residente no Recife e que não tem histórico de viagem recente ao exterior ou teve contato direto com os outros infectados pelo vírus rastreados pelo sistema de saúde. Dessa forma, se confirma o primeiro caso de transmissão comunitária do vírus, que é quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. 


Com a transmissão comunitária, se alteram os processos de notificação de casos e de testagem em casos notificados. Agora, de acordo com a secretaria, serão notificadas e identificadas apenas a ocorrência da enfermidade nos casos de internação, entrando apenas casos graves, “que são aqueles que apresentam falta de ar, dificuldade para respirar, dor no peito e febre que se prolongue por mais de 72 horas, mesmo com o uso de antitérmicos“, como explica o Secretário de Saúde André Longo. 


Agora, por recomendação do Ministério da Saúde, o estado também vai unificar a conduta para as síndromes gripais no Estado, o que significa que não serão mais feitos testes para confirmar o diagnóstico do COVID-19 em casos com sintomas leves ou assintomáticos. A medida é recomendada para evitar a superlotação de hospitais com esses casos, o que pode impedir o atendimento de pacientes de risco e colapsar o Sistema Único de Saúde. Além das medidas também foi anunciada a liberação de 90 kits completos para montagem de leitos de UTI e R$ 19,3 milhões para ações de contingência de planos municipais e estaduais, que devem ser discutidos nos próximos dias entre os governos municipais e estadual.