Em reuniões realizadas na última quarta-feira (18), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), através da diretoria, solicitou à Secretaria de Educação de Pernambuco o isolamento de todos os profissionais que trabalham na educação no estado. Isso porque o decreto do governo contra a disseminação do novo coronavírus não incluía toda a categoria de trabalhadores e trabalhadores da educação, como os professores de contratos temporários e os terceirizados.
Em conversa entre a comissão de negociação composta pelos sindicalistas Fernando Melo (presidente), Valéria Silva (vice-presidente), João Alexandrino, Andréa Batista, William Menezes, Diomedes Matias e Paulo Rocha (presidente da CUT-PE) e o Secretário de Educação, Fred Amâncio, algumas medidas serão tomadas até sexta-feira (20) para que todos e todas consigam respeitar o isolamento proposto pelas autoridades de Saúde.
Após o encontro, ficou definido que os professores e as professoras em regência, efetivos e contratos temporários e grupos de risco (acima de 60 anos e doenças crônicas) estão dispensados da frequência nos locais de trabalho, por tempo indeterminado. Os professores readaptados pela legislação são considerados em regência.
Além das escolas também estão com suas atividades suspensas, desde já, a Biblioteca Pública Estadual, o Conservatório Pernambucano de Música e o Centro Esportivo Santos Dumont. As equipes gestoras, funcionários administrativos, analistas educacionais e terceirizados (limpeza, merenda e administração), lotados em escolas, no Conservatório de Música e no Centro Esportivo Santos Dumont, terão também as suas atividades suspensas no prazo máximo de até sexta-feira (20/03/2020).
A Secretaria de Educação (SEE) e as Gerências Regionais de Educação (GRE's) disponibilizarão número de telefone para agendamento de situação extremamente necessária e posterior atendimento presencial. Os serviços internos, inicialmente, serão reduzidos com dispensa imediata de alguns setores, como por exemplo os formadores. Os serviços mantidos, por necessidade, serão efetivados em sistema de rodízio.
Na última terça-feira (18) o Governo do Estado publicou um decreto no Diário Oficial com as medidas emergenciais contra o novo coronavírus. O texto autoriza os servidores públicos com mais de 60 anos e os portadores de doenças crônicas trabalharem de forma remota, com exceção das áreas de saúde, defesa social e serviços de abastecimento de água. Na educação, o mesmo decreto suspende o funcionamento das escolas e estabelecimentos de ensino públicos ou privados em todo o estado de Pernambuco a partir da quarta-feira (18). As medidas já estão em vigor e as aulas estão suspensas.
Edição: Marcos Barbosa