No dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança. Em alusão à data, trabalhadores e trabalhadoras da categoria no Brasil publicaram Carta Aberta reivindicando apoio a essa categoria durante o atual momento de crise, tendo em vista que, devido à necessidade de isolamento e distanciamento social para a contenção da contaminação do novo coronavírus, a grande maioria dos profissionais de dança se veem impossibilitados de trabalhar.
Na carta, membros da Articulação de Trabalhadoras e Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade (ATAC), exigem uma postura republicana e democrática do governo brasileiro, a partir de princípios científicos, que tenha como prioridade única políticas públicas para salvar vidas, além de cobrarem a aplicação urgente do Fundo Nacional de Cultura e a implementação do Plano Nacional de Dança.
O documento levanta, ainda, a importância da dança para o povo brasileiro, enquanto segunda maior atividade artística praticada no Brasil, geradora e mantenedora de saúde e como atividade profissional de inúmeras pessoas trabalhadoras que contribuem para a economia criativa do país. A carta completa está disponível nas redes sociais da ATAC.
Edição: Marcos Barbosa