Devido à pandemia do coronavírus, o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) teve uma queda brusca no número de doações de sangue nos últimos meses, chegando ao déficit de 50% do estoque. Por isso, a instituição está convocando doadores e doadoras a comparecerem ao Hemocentro Recife e prestar esse ato de solidariedade. Essa baixa no estoque prejudica a assistência à população que precisa passar por procedimentos cirúrgicos no estado.
Segundo a presidenta do Hemope, Gessyane Paulino, o centro encontra-se dentro dos padrões sanitários propostos contra o coronavírus. Ela afirmou que os cuidados de distanciamento também foram tomados, que pessoas com sintomas gripais estão sendo impedidas de doar e aqueles e aquelas que estão aptos a fazer a doação, o fazem de máscara. O Hemope é o principal hemocentro do estado, sendo o único público. Atualmente, o Hemope responde por mais de 80% de todo o sangue coletado no estado e 90% da demanda do SUS.
Como Doar
Para ser doador ou doadora, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos e 11 meses. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal (mãe, pai ou outro parente), bem como a xerox de Carteira de Identidade.
Além disso, é necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde e apresentar um documento original com foto, tais como: carteira de identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não serão aceitos.
Os intervalos entre as doações são de três meses para os homens e dois meses para as mulheres. O Hemope funciona de segunda a sábado (inclusive nos feriados), das 7h15 às 18h30.
Edição: Marcos Barbosa