O Programa Brasil de Fato Pernambuco desta segunda-feira (01) fala sobre estratégias realizadas por municípios do interior para monitorar população migrante.
Em entrevista, Artur Amorim, secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, fala que a região do Pajeú passou a receber muitos ônibus clandestinos, vindos principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília no início da pandemia. A fiscalização dessas chegadas é fundamental para lidar com outro desafio, que é monitorar a saúde de todas essas pessoas que chegam do Sudeste ou do Distrito Federal sem saber se estão contaminadas. Por isso há sempre uma equipe de saúde junto a PM e ao MPPE nos plantões da madrugada. “É uma operação de guerra. Recebemos as pessoas e já verificamos se há sintomas, pegamos nomes, registramos onde moram e tentamos garantir que elas cumpram 14 dias de quarentena, com nossas equipes de atenção básica realizando visitas periódicas”, garante Artur Amorim. .
Nas reportagens: Campanha pelo Nobel da Paz para médicos cubanos cresce ao redor do mundo; em Pernambuco, número de endividados em maio é o maior desde 2014; segundo bairro com mais de casos de covid-19, Várzea recebe ações de solidariedade.
O Programa Brasil de Fato Pernambuco é veiculado na Rádio Clube 720 AM, das 7h às 8h, de segunda a sexta-feira. Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.
Edição: Marcos Barbosa