Após uma liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 13 de agosto, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) começou a suspender o fornecimento de energia elétrica dos clientes inadimplentes. Mesmo com a continuidade do estado de pandemia de covid-19 e o aprofundamento crise econômica que afeta pessoas físicas e jurídicas, o que era o motivo para a suspensão dos cortes, a Companhia já começou a suspender o fornecimento nesta semana e pretende continuar.
O procedimento padrão da empresa é enviar uma notificação sobre a inadimplência e, depois disso, o consumidor tem um prazo de 15 dias para realizar o pagamento da fatura. Diferente disso, algumas pessoas já estariam tendo o fornecimento de energia suspenso menos de uma semana depois da decisão do STF.
Esse é caso da estudante Amanda Rocha, que mora no bairro da Várzea, zona Oeste do Recife, e teve a energia cortada na última quarta-feira (19). “Eu já realizei o pagamento e eles já religaram, mas na rua em que eu moro várias pessoas tiveram a luz cortada e quando foram religar a minha, vários moradores reclamaram”, afirmou a estudante que estava há dois meses sem conseguir pagar, e conclui “dada a situação geral do país num momento de pandemia, todo mundo está perdendo o emprego, todo mundo tentando se virar em casa e as oportunidades estão cada vez mais reduzidas, foi uma decisão péssima e uma falta de respeito com a população”.
O mesmo aconteceu com Maria Dalva Soares e João Gomes, donos do Bar do João no bairro Vila Mocó, em Petrolina, que tiveram a energia do estabelecimento cortada também nesta quarta-feira (19) “Eu fiquei sem chão, porque a Celpe fechou durante a pandemia, não tinha como a gente ir lá procurar a conta de energia nem nada, a gente procurava a conta no site, mas não teve acesso à fatura e eles chegaram sem mandar aviso para a gente nem nada, já chegaram e foram cortando. A dona do ponto falou com eles, que não tínhamos recebido e nem conseguido tirar no site e eles vieram no outro dia de manhã para religar”, disse Dalva que ainda sofreu um assalto ao bar durante a pandemia, enquanto estavam trabalhando com delivery para tentar manter a renda.
Atualmente, o bar possui uma fatura a pagar no valor de aproximadamente R$ 2.200,00, após negociação com a Celpe, referente aos meses que não conseguiu pagar. Até agora, ela conseguiu metade do valor para pagar a conta de energia e continuará com a campanha para conseguir a outra parte com ajuda de familiares, amigos e clientes através da venda de uma rifa.
“O que a gente teve que fazer foi uma rifa para pedir ajuda de amigos, clientes, famílias e está todo mundo ajudando para que a gente consiga voltar a trabalhar, porque segunda-feira vão liberar o funcionamento dos bares e restaurantes até oito da noite”, afirmou Dalva, que espera que o retorno possibilite manter as contas em dia.
Para quem quiser contribuir com a rifa, é possível através da conta no Instagram do bar e também pelos telefones (87)99661-6182 (Lucas Almeida) e do (87)98844-4318 (Dalva Soares).
A Celpe informou que maioria dos mais de 3,7 milhões de clientes se mantém com as contas em dia e indica que os clientes residenciais com mais de duas faturas em aberto que enfrentam dificuldades, devem entrar em contato com o Portal de Negociação para pagamentos e parcelamento de débitos.
“O corte de energia é o último recurso utilizado pela empresa, antes são adotadas medidas administrativas para a quitação da dívida. Para evitar a suspensão do fornecimento de energia, a empresa está disponibilizando condições, realmente, diferenciadas aos clientes neste momento de dificuldade”, comentou o superintendente Comercial da Celpe, Pablo Andrade.
Em nota, a empresa informou que os clientes inadimplentes estão sendo comunicados previamente da existência do débito, mas que se o consumidor permanecer inadimplente, a empresa pode realizar a suspensão do fornecimento e a energia apenas será restabelecida em até 48 horas após a quitação das faturas em aberto.
Edição: Vanessa Gonzaga