Segundo o censo 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, existem 896.917 indígenas no Brasil, mas apenas 517.383 viviam em terras indígenas e os outros 379.534 habitam territórios não-demarcados. A demarcação territorial é um processo com várias fases que garante a posse do território e impede que ele seja invadido por posseiros e pelo agronegócio.
Para falar sobre esse tema, o Revista Brasil de Fato desta terça-feira (07) entrevista o assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) do Nordeste, Daniel Maranhão Ribeiro. Daniel, entre outras coisas, explica quais benefícios a demarcação traz para os povos indígenas e avalia o impacto das políticas e discursos do Governo Bolsonaro no país quanto ao aumento da violência e à redução do número de demarcações.
Confira também mais um episódio do Radinho BdF, um programa produzido pela equipe do Brasil de Fato. Nesta edição, apresentada por Daniel Lamir, o Radinho BdF está repleto de palavras, histórias e costumes dos povos indígenas do Brasil.
O Revista está na programação da Rádio Frei Caneca 101,5 FM todas as terças às 20h; na Rádio Brasil de Fato às quartas a partir das 13h e também como podcast nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.
Edição: Vanessa Gonzaga