Pernambuco

MOBILIZAÇÃO

Plenária popular irá discutir viabilidade da Renda Básica no Recife neste sábado (24)

Campanha propõe que Prefeitura do Recife utilize verba já existente no orçamento para programa de renda permanente

Brasil de Fato | Recife (PE) |
No fim de 2020 o IBGE confirmou que o Recife é a cidade com maior desigualdade entre as capitais brasileiras - Inês Campelo/MZ Conteúdo

Neste sábado (24), a Campanha Renda Básica Recife realiza uma plenária popular para mobilizar as comunidades do Recife e Região Metropolitana para construir a campanha e pressionar o poder legislativo e executivo em torno da proposta. Realizada em formato virtual, a plenária vai debater qual a viabilidade da implementação de um programa permanente de distribuição de renda no Recife, mas também nas demais cidades que compõem a Região Metropolitana, a exemplo de Olinda e Paulista, que já possuem iniciativas protocoladas nas prefeituras. 

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Para participar da plenária, é preciso preencher um formulário de inscrição. A programação iniciará às 09:30 e contará com a participação de parlamentares como Dani Portela, o mandato coletivo Juntas e Ivan Moraes (PSOL); Liana Cirne, Teresa Leitão e Carlos Veras (PT); além das representações dos movimentos populares que compõem a campanha.

Renda Básica

No mês de março, a Campanha Renda Básica Recife iniciou suas ações num contexto de alta nos casos de covid-19 no Brasil e liberação do Auxílio Emergencial em valor reduzido. Reunindo diversos movimentos, partidos e organizações ligadas às frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, a pauta central da campanha é a viabilização de um programa permanente de renda no Recife, no valor de 300 reais para as famílias em situação de vulnerabilidade que vivem no Recife. 

De acordo com o manifesto lançado pela campanha, Recife pode ter um Programa Municipal de Renda Básica com dinheiro que já existe no orçamento municipal. Os dados levantados pela campanha apontam que os contratos de coleta de lixo no município chegam a custar R$ 40 milhões/ano a mais do que uma cidade como Porto Alegre, que possui o mesmo porte. Apenas em propaganda foram gastos mais de R$ 50 milhões com em 2020, durante a pandemia. Mesmo com a queda na arrecadação, a campanha argumenta que é possível remanejar o orçamento para priorizar a vida das pessoas. O manifesto pode ser lido na íntegra clicando aqui

Edição: Vanessa Gonzaga