Pernambuco

PARALISAÇÃO

Em PE, profissionais da enfermagem aderem à paralisação nacional no dia 30 de junho

Categoria luta pela aprovação do PL 2564/2020, que institui piso salarial para os profissionais da área

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |

Ouça o áudio:

As atividades serão paralisadas durante 24h. Atendimentos urgentes e de setores da covid-19 serão mantidos. - Divulgação/SATENPE

Desde 2020, a categoria de profissionais da enfermagem está em luta pela aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2564/2020, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, parteiras e a regularização da jornada de trabalho. Nesta quarta-feira (30), os profissionais irão fazer uma paralisação nacional por 24h. Em Pernambuco não será diferente, e carreatas estão previstas para diversas cidades do estado. 

O ato é organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE), a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE). 

O projeto fixa o piso em R$ 7.315 para enfermeiros. Com a aprovação, os técnicos de enfermagem terão o piso proporcional a esse valor em 70%, e em 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras. Os valores são baseados em uma jornada de 30 horas semanais. Para jornadas de trabalho superiores a isso, o piso salarial nacional terá a correspondência proporcional.  

A proposição está com consulta pública, em que mais de 987.000 pessoas votaram sim para a aprovação, enquanto apenas cerca de cinco mil votaram contra a proposta. 

Orientações para a categoria

Os organizadores orientam a categoria sobre quais locais ficam sem funcionamento e quais mantém parcialmente os profissionais. Os atendimentos mais urgentes, os setores de covid-19 e a vacinação devem seguir em funcionamento. Confira:

- Unidades Básicas de Saúde (UBS) - sem funcionamento; 

- Ambulatórios hospitalares - sem funcionamento; 

- Setores hospitalares - 50% dos profissionais em trabalho; 

- Urgência, emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e bloco cirúrgico: 60% dos profissionais em trabalho;

- Setores covid-19 e vacinação covid-19: 100% dos profissionais em trabalho, em operação "tartaruga" (de maneira a garantir toda a assistência de urgência e emergência necessárias). 

 

Onde?

Verifique a lista de cidades que estão com carreatas previstas, os respectivos horários e pontos de encontro. Acontecerá também uma passeata em Petrolina, em que serão seguidos os protocolos de segurança sanitária, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel constante:

Recife - Carreata com concentração às 08h no Chevrolet Hall

Caruaru - Carreata com concentração às 08h no Vera Cruz

Arcoverde - Carreata com concentração às 08h na Praça Bandeirante

Garanhuns - Carreata com concentração às 08h na Praça Mestre Dominguinhos

Petrolina - Passeata com concentração às 08h na Porta do Rio

Para saber mais, acompanhe as redes sociais dos organizadores: @seepedepernambuco @satenpe_oficial @portalfne @cutpernambuco @cutbrasil.

 

Edição: Monyse Ravena