No último domingo, 25 de julho, foi comemorado o dia dos escritores e escritoras, que nos transportam para outro universo ou nos ajudam a enxergar melhor o nosso. Entre eles também se expressam questões que a sociedade ainda não conseguiu superar, com uma enorme diferença de oportunidades e visibilidade entre homens e mulheres.
Por muito tempo, as mulheres tiveram que omitir a sua identidade para terem suas obras publicadas e respeitadas, fazendo uso de pseudônimos. Hoje, a situação mudou um pouco e já temos muitas escritoras reconhecidas no Brasil e no mundo, mas ainda assim elas enfrentam dificuldades.
Para conversar sobre a cena literária em Pernambuco e os desafios da escrita, o Prosa e Fato conversa com a escritora recifense Ezter Liu, autora do livro “Das tripas coração” e primeira escritora a receber o V Prêmio Pernambuco de Literatura e a professora e escritora Joaninha Dias, que é uma das coordenadoras do coletivo Escritoras Negras de Pernambuco, que reúne mulheres que impulsionam a carreira umas das outras.
O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.
Edição: Vanessa Gonzaga