Durante a pandemia do coronavírus no Brasil, mais de 125,6 milhões de pessoas não se alimentaram como deveriam ou tiveram algum grau de incerteza quanto ao acesso à alimentação no futuro, segundo o estudo "Efeitos da Pandemia na Alimentação e na Situação da Segurança Alimentar no Brasil". O Nordeste apresenta a situação mais grave. Na região, 73,1% dos domicílios registraram situação de insegurança alimentar.
Para entender melhor o cenário de fome e insegurança alimentar, a edição do Prosa e Fato desta segunda-feira (11) entrevistou Maria Emília Pacheco, assessora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE); e Diana Moraes, do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP).
Entenda quais fatores influenciaram o aumento da insegurança alimentar no país, o que é uma alimentação saudável e quais são os efeitos do consumo de ultraprocessados.
O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.
Edição: Vanessa Gonzaga