Nesta semana, as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho iniciaram a vacinação de adolescentes a partir de 12 anos nas escolas da rede municipal. O objetivo é acelerar a vacinação de adolescentes, especialmente porque a maioria deste público etário já está de volta às salas de aula.
De acordo com a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, quase metade dos adolescentes do estado já se vacinaram. "Atualmente a vacinação dos adolescentes, de 12 a 17 anos, está com a cobertura de 44% para a primeira dose. Agora, a recomendação de se fazer a busca ativa para vacinar esse público dentro do ambiente escolar, pois historicamente esse contingente populacional é um dos mais difíceis de vacinar, porque não procuram os serviços de saúde de maneira espontânea", destacou. Cada cidade adotou um esquema de vacinação diferente. Confira:
Jaboatão
Na cidade, 146 escolas receberão as equipes de saúde para imunização. Para ser vacinado o adolescente precisa ter um termo de autorização assinado por um responsável, que deve ser comunicado com antecedência sobre a data e o horário em que a vacina será disponibilizada em cada escola. Os estudantes do programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão ser vacinados e no caso de maiores de idade, não é necessário o termo de consentimento.
Olinda
Em Olinda a vacinação acontecerá a partir desta terça (26) no formato de rodízio nas escolas. É necessário que os pais ou responsáveis acompanhem os alunos até o local de vacinação e assinem um termo permitindo a imunização.
O ponto de partida ocorre na Escola Claudino Leal, localizada na Avenida Potiguar, no bairro da Cidade Tabajara. A Prefeitura de Olinda ainda não divulgou o calendário completo de passagem pelas escolas
Cabo
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo, 48% dos adolescentes já se vacinaram. Agora, para acelerar a vacinação, o município começa a montar postos de vacinação nas escolas.
Seis escolas já receberam a visita das equipes de saúde. São elas: Escola Municipal Professor Jason Brandão da Silva; Escola Municipal Presidente Tancredo Neves; Escola Dr. Claudio Gueiros Leite; Escola Municipal Madre Iva Bezerra de Araújo; Escola Municipal Dr. João Lopes e Escola Municipal Vereador Reginaldo Loreto da Silva.
Ainda não há um calendário completo, mas a Prefeitura anunciou que as escolas serão avisadas com antecedência sobre a vacinação. Para se vacinar, os adolescentes precisam estar acompanhados dos responsáveis ou levarem o termo de autorização assinado.
Edição: Vanessa Gonzaga