A luta da ASA é por garantir água de qualidade pra beber e pra produção de alimentos
Você consegue dimensionar a importância de uma cisterna para as famílias de comunidades rurais do Semiárido brasileiro? Essa tecnologia social é um marco na busca da soberania hídrica e alimentar na região e significa a possibilidade de viver com dignidade e de garantir a produção de alimentos durante todo o ano.
Mas nem todas as famílias possuem uma. O programa 1 Milhão de Cisternas, do Governo Federal, tem sido completamente abandonado pelo governo Bolsonaro. Entre 2020 e 2021, um corte de cerca de 94% nos investimentos para a política pública deixou muitas comunidades com dificuldade de acesso à água.
Por isso, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) pensou em uma campanha que pudesse arrecadar doações para a construção das cisternas. É a campanha “Tenho Sede”, que quer garantir a construção de 1 milhão de cisternas que comportam 16 mil litros de água cada para a região que abarca todos os estados do Nordeste e Minas Gerais.
João Evangelista, coordenador da ASA no Piauí, afirma que sem poder contar com a esfera pública, essa é a forma mais segura de garantir a construção das cisternas. "A luta da ASA é por garantir água de qualidade pra beber e pra produção de alimentos". Ouça o programa na íntegra para saber mais.
O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.
Edição: Vanessa Gonzaga