A pandemia modificou a rotina da classe trabalhadora brasileira e essa mudança que teve como motivação a necessidade do isolamento social provocou o desemprego para muitos e o formato de trabalho a partir de casa ou chamado home office, para tantos outros. É sobre o aprofundamento e complexidades desse formato de trabalho que vamos conversar no programa Prosa e Fato desta semana.
Mas para falar sobre home office e teletrabalho é preciso compreender que há uma diferença entre os dois. Enquanto o home office é aquele trabalho desenvolvido a partir do ambiente doméstico, o teletrabalho é aquele realizado por meio virtuais independente do local em que seja feito.
Leia: Conquista de direitos por trabalhadores rurais é destaque no Prosa e Fato
Para conversar conosco sobre a atual legislação trabalhista que regulamenta o teletrabalho e os impactos na vida dos trabalhadores, convidamos André Barreto, advogado e presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-PE. E a partir da compreensão de que seja no teletrabalho, seja no home office, são as mulheres as que mais sofrem com a sobrecarga, convidamos Liana Araújo, da Secretaria de Mulheres da CUT-PE, para abordar as relações de gênero nestes formatos de trabalho.
Sintonize
O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.
Edição: Vanessa Gonzaga