Nesta sexta (20), Recife inicia a preparação da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde. Nacionalmente, a conferência foi lançada no último dia 07 de abril.
O objetivo é reunir neste espaço profissionais, estudantes, pesquisadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para construir as propostas que serão debatidas na conferência livre, e posteriormente, na 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para 2023. A reunião acontece a partir das 18h no Armazém do Campo, localizado na Av. Martins de Barros, nº387, Santo Antônio.
Leia: "PasseAto" marca Dia da Luta Antimanicomial na capital pernambucana nesta quarta (18)
A atividade é uma realização da CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde) junto com a Frente Pela Vida, formada em abril de 2020 reunindo várias entidades de luta pela saúde pública, democracia, direitos humanos e pela ciência, incluindo o próprio CEBES e que construiu várias mobilizações em defesa da alimentação digna, emprego, vacina, testes rápidos, tratamentos de saúde, renda básica e questões ligadas ao funcionamento do SUS no contexto de pandemia.
Saúde 100% pública
As conferências livres, ao contrário das organizadas pelos órgãos públicos, permitem uma maior participação popular, com uma maior presença de usuários do SUS e também um aprofundamento das propostas, que são debatidas ao longo de diversas atividades preparatórias.
Neste contexto, as diretrizes da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde são a defesa da saúde 100% pública; financiamento estável do SUS; Revogação da EC 95, que estipula teto nos investimentos em saúde; interrupção da privatização dos serviços de saúde e pautas transversais ao tema, como a estruturação da carreira dos profissionais da área e a defesa do meio ambiente.
Quem desejar saber mais informações e contribuir com a construção da conferência livre pode acompanhar o CEBES através do Instagram @cebesrecife.
Edição: Vanessa Gonzaga