A Galeria de Arte Corbiniano Lins, no Sesc Santo Amaro, recebe a partir desta quarta (25) a exposição “Pão e Tinta: uma década – um pão para viver e tinta para pintar pelo que vier”.
A mostra marca a celebração do coletivo Pão e Tinta, que completa dez anos com uma imersão na Comunidade do Bode, localizada no bairro do Pina, e contará com instalações, performance, exposição de fotografias e obras de artistas que constroem de forma colaborativa a história do coletivo. A visitação acontece de forma gratuita entre segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 22 de julho.
Coletivo Pão e Tinta
O Coletivo Pão e Tinta nasceu em 2012 no Bode com o mote “Pão para viver e Tinta para pintar pelo que viver”. Desde então, as intervenções artísticas são responsáveis por transformar ruas e becos da comunidade em galerias de arte a céu aberto, colorindo o trajeto diário dos trabalhadores e trabalhadoras que se deslocam pela comunidade. A crítica social presente nas intervenções artísticas apontam para a especulação imobiliária, racismo ambiental e extermínio da juventude negra periférica.
Leia: Veja fotos do acervo do MST que foram vetados em exposição do Masp, e entenda o caso
Com a percepção do impacto dentro da comunidade, os ativistas criaram o Método de Aceleração Pão e Tinta, para fazer com que outros grupos artísticos ocupem espaços enquanto coletivo, facilitando o acesso e disseminando de informações sobre captação de recursos e criação de eventos em seus territórios. O método pode ser aplicado a qualquer artista ou articulação comunitária que tenha interesse em realizar eventos no próprio bairro.
Serviço: Exposição Coletiva Pão e Tinta
Local: Galeria de Arte Corbiniano Lins, Praça do Campo Santo, s/nº– Santo Amaro
Acesso: gratuito
Data: 25 de maio a 22 de julho
Horário: 9h às 17h
Informações: 3216-1713
Edição: Vanessa Gonzaga