Pernambuco

SOLIDADARIEDADE

Ações da Cáritas NE e da Arquidiocese de Natal ajudam famílias potiguares

Desde o início da pandemia, as instituições já doaram mais de 100 toneladas de alimentos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
As ações das entidades ajudaram mais de 20 mil famílias necessitadas no estado do Rio Grande do Norte - Jailson Santos/Divulgação

Desde o início de julho, o estado do Rio Grande do Norte tem sofrido com o grande volume de chuvas. Segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, até o momento, 130 municípios já atingiram o volume de chuvas esperado para o mês inteiro. De acordo com a defesa civil, 19 cidades do estado decretaram situação de emergência e uma morte foi registrada. São mais de 5 mil pessoas desalojadas e 1500 estão desabrigadas. No total, cerca de 80 mil potiguares foram afetados de alguma maneira pelas chuvas.

Em Natal, lagos como os de São Conrado, Panatis, da Esperança, Pajuçara, Morro Branco, do Preá e de Ponta Negra transbordaram causando transtorno nas cidades. Com ações direcionadas para os atingidos pelas chuvas, a solidariedade ganhou proporção no estado, inclusive na campanha emergencial da  Arquidiocese de Natal, em parceria com a Cáritas Nordeste e pastorais sociais, para arrecadar doações para quem precisa.

“Desde a pandemia que nosso foco são essas ações emergenciais que começou com ‘É tempo de cuidar’. Daí por diante, tivemos várias outras e esse ano as chuvas nos pegou de surpresa e a gente começou o SOS ai de Recife”, destaca Evânia Rodrigues, articuladora Cáritas Nordeste.

Das doações

Desde o início da pandemia, a Arquidiocese junto ao Cáritas já doou mais de 100 toneladas de alimentos para mais de 20 mil famílias necessitadas no estado do Rio Grande do Norte. Em junho, a arquidiocese auxiliou os atingidos pelas chuvas no Recife doando mais de 20 toneladas de alimentos, roupas e materiais de higiene.

“Aqui nós lançamos a campanha para ajudar as famílias que foram atingidas pelas chuvas, basicamente de 10 municípios, que foram mais fortes as chuvas. Concentramos as doações aqui na catedral e nas paróquias. Todas as paróquias estão abertas a receber as doações, mas especificamente a catedral é um ponto de referência maior e todas essas doações elas serão destinadas a essas cidades”, aponta o diácono da Arquidiocese de Natal, Márcio Andrade.

Além dessa campanha, a Arquidiocese, em parceria com a Pastoral do Povo de Rua, doou 17 toneladas de alimentos só no ano de 2021. “Esse é o espírito do cristão, de solidariedade, de cuidado com o outro. Quando a gente faz uma campanha a gente tá sempre lembrando que somos responsáveis pelo irmão e pela irmã que sofre. E aí a gente partilha. É nesse espírito de partilha, de solidariedade que a gente embasa a campanha”, analisa o diácono.

Saiba como ajudar

Para se tornar um voluntário das ações solidárias promovidas pela Arquidiocese de Natal e o Cáritas Nordeste, é só entrar em contato com as redes sociais do Cáritas. A arquidiocese montou oito pontos de arrecadação de alimentos em Natal, a lista com os endereços para recolhimento das doações está no site. Para mais informações, é só ligar para o telefone (84) 3615-2800.

Edição: Elen Carvalho