Candidato do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL) participou de motociata nesse sábado (27) em Caruaru, no Agreste do Estado. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes andou de moto sem capacete, à imagem do seu correligionário. Os atos com motoqueiros mais recentemente se popularizaram com Bolsonaro e têm ganhado adesão dos candidatos de direita.
Além de infringir as leis de trânsito de maneira costumaz, a prática se destaca por resgatar um símbolo do século passado. Nos anos 20 e 30, o ditador fascista italiano Benito Mussolini também desfilava de moto com seus apoiadores.
Em Pernambuco, esse tipo de ato foi incorporado às agendas da campanha das eleições majoritárias. Nesse domingo (28), o candidato a governador Miguel Coelho pelo União Brasil convovcou os motoqueiros para as ruas dos bairros da Zona Norte do Recife - apesar de, nas fotos divulgadas pela sua equipe de Comunicação, não aparecer em cima de uma moto em movimento.
Leia também: Na primeira semana de campanha em Pernambuco, candidatos se concentram na região metropolitana
Leia também: Lula grava horário eleitoral, Bolsonaro faz motociata: leia agenda dos candidatos à Presidência
Em julho, ainda pré-candidato a senador, Gilson Machado Neto (PL) fez motociata ao lado de Anderson Ferreira no município de Curupira, no Agreste. Ex-ministro do Turismo, Machado Neto é a aposta oficial de Bolsonaro para o Senado, compondo a chapa Simbora Mudar Pernambuco.
Motociatas e Fascismo
Fundador do fascismo e aliado do nazista Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial, Mussolini era fã de motos e usava delas como mais um artifício de propaganda para exprimir virilidade.
A edição de 4 junho de 1933 da revista já extinta 'La Tribuna Illustrata' - uma das mais lidas da Itália à época - descrevia na capa, junto a uma imagem, o 'duce' "em meio a um entusiasmo indescritível", seguido por "os dez mil centauros", que vieram de toda a Itália e se reuniram na Piazza d'Armi em Roma". Com o mesmo propósito, Mussolini ainda se valia dos desfiles em cavalos, que Bolsonaro também adotou em ocasiões passadas.
Leia também: PGR recebe ação contra Bolsonaro por interferir na PF, PT cobra ministro por motociatas
Edição: Vanessa Gonzaga