Pernambuco

RÁDIO

Direito à moradia e proibição de despejos durante a pandemia são destaques no Prosa e Fato

O direito à moradia foi  reconhecido formalmente no Brasil por Emenda Constitucional no ano 2000

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) proíbe despejos no Brasil até 31 de outubro de 2022 - Elineudo Meira

Nesta semana o programa Prosa e Fato abordou a importância do direito à moradia nas entrevistas com Socorro Leite, diretora da ONG Habitat Brasil e para falar sobre déficit habitacional e experiências de luta pela moradia aqui no estado, batemos um papo com Senhorinha Joana, da coordenação nacional do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por direitos (MTD).

Despejos na pandemia

No território brasileiro existe um déficit de pelo menos 8 milhões de moradias, além de outras 24,8 milhões de residências que apresentam algum tipo de inadequação que as tornam insalubres e inseguras para seus habitantes. 

No dia 30 de junho deste ano, o ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou um documento que prorroga o prazo de suspensão dos despejos no Brasil. As remoções forçadas no país estão suspensas até 31 de outubro deste ano. O programa aborda os desafios para que esse direito seja realmente garantido.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga