Pernambuco

ELEIÇÕES 2022

Candidatos cobram presença de Marília Arraes (SD) em debates após candidata desmarcar agendas

Candidata a governadora não participou de sabatinas e dos dois debates que aconteceram desde início da campanha

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Danilo Cabral (PSB) e Raquel Lyra (PSDB) cobraram Marília em suas redes sociais - Divulgação

À frente nas pesquisas de Pernambuco com uma margem de 21 pontos percentuais, a candidata a governadora Marília Arraes (Solidariedade) não compareceu aos dois debates realizados desde o início da campanha. Ela também não deverá comparecer ao próximo, marcado para esta quinta-feira (1º). Nesta semana, o cancelamento da sua participação no podcast da página Recife Ordinário deu munição para outros candidatos questionarem sua ausência. Dessa terça (30) para quarta-feira (31), Danilo Cabral (PSB) e Raquel Lyra (PSDB) cobraram Marília em suas redes sociais. 

Depois de ter sido remarcado, o primeiro debate aconteceu na última sexta-feira (26), promovido pela Rádio Liberdade de Caruaru. Participaram os quatro pleiteantes que melhor pontuam nas pesquisas depois de Marília: Raquel Lyra, Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (União Brasil) e Danilo Cabral. O evento deveria ter ocorrido no dia 12, mas foi adiado justamente por conta da não confirmação de Marília e de Anderson na data inicial.

Leia também: Pesquisa Ipec em Pernambuco mantém Marília na frente, com 33%, contra 12% de Raquel Lyra

Do outro debate, realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nenhum desses cinco candidatos estiveram presentes. A UFPE convidou todos os 11 que disputam o Palácio Campo das Princesas, mas só compareceram Claudia Ribeiro (PSTU), João Arnaldo (PSOL), Jones Manoel (PCB) e Ubiracy Olímpio (PCO).

De acordo com a instituição, Marília e Raquel alegaram conflitos de agenda, Pastor Wellington Carneiro (PTB) desmarcou de última hora e os demais não responderam.

próximo debate - e o primeiro na televisão aberta - vai acontecer às 21h30 desta quinta-feira (1º), com transmissão na TV Nova. Foram convidados sete candidatos: Marília, Anderson, Danilo, João, Miguel, Raquel e Pastor Wellington.

Os únicos que não confirmaram presença foram Marília e Anderson, segundo a edição desta quinta-feira (1º) do Diario de Pernambuco, um dos veículos de comunicação responsáveis pelo encontro, junto com Rádio Clube AM e Rádio Cultura de Caruaru.

A deputada federal também cancelou, sem possibilidade de remarcação, a sabatina para o podcast Fala Ordinário, do Recife Ordinário, que estava acertada para ocorrer nessa quarta. A página no Instagram fez uma publicação nessa terça (30) afirmando que a candidata "arregou" ao desmarcar sua participação da entrevista dois dias antes da data da gravação - ou seja, no domingo (29).

"Tirando Marília, até o momento TODOS os candidatos confirmaram presença e estão participando da conversa. Apesar do nosso contato com 20 dias de antecedência, não conseguiremos realizar o podcast. É uma pena que ela não vai poder esclarecer e mostrar suas propostas para população", diz a postagem.

A imagem repercutiu e a página publicou outros memes com alfinetadas. A resposta veio por meio de nota enviada ao Recife Ordinário e veiculada pelo jornal JC ainda na terça: 

"A equipe da candidata da coligação Pernambuco na Veia ao Governo do Estado, Marília Arraes, agradece o convite para o podcast que vem sendo realizado pelo Recife Ordinário, assim como todos (sic) as mais de 60 solicitações de debates, entrevistas e sabatinas. Estamos a 34 dias das eleições e a dinâmica das atividades de campanha tem tomado um ritmo cada vez mais acelerado o que tem dificultado atender a todos os pedidos."

Leia também: Cenário de polarização nacional deve influenciar nas eleições em Pernambuco

Foi a janela de oportunidade para que Danilo e Raquel criticassem a deputada federal. A tucana publicou um vídeo desafiando Marília para um debate entre as duas, destacando que são as únicas candidatas mulheres.

 “Fiquei surpresa com sua ausência no debate de Caruaru. Creio, que assim como eu, muitos eleitores esperavam que você estivesse lá pra debater os problemas do nosso estado, levando a mensagem de que Pernambuco tem jeito, que Pernambuco vai mudar. E vai mudar pelas mãos de uma mulher", comenta.

Já Danilo replicou um trecho da sua participação no Fala Ordinário, gravada na segunda-feira (29), em que o socialista afirma que não está "arregando de nada", após o apresentador comentar a falta da ex-petista.

"Eu, sinceramente, acho que são duas coisas só: ou é um ato meio de despreparo, de gente que não está em condições de discutir mesmo (...),  ou de arrogância e prepotência. Porque eu acho que as pessoas esperam de quem é candidato que se apresente, que fale da sua história, do que fez, do que vai apontar daqui para frente", defende o candidato.

A reportagem procurou a campanha de Marília Arraes para perguntar se a equipe está ciente da crítica dos candidatos, qual o motivo da sua ausência e se ela pretende participar dos próximos debates. Até a última atualização desta matéria, nossa equipe não teve respostas.

Edição: Vanessa Gonzaga