Hoje iniciamos mais um especial do Prosa e Fato e, durante todo o mês, abordaremos questões relacionadas às eleições. Para dar início a esse especial, vamos falar sobre o histórico da participação popular no processo eleitoral e a importância da votação e das urnas eletrônicas.
Para conversar conosco sobre o início do processo eleitoral no Brasil, convidamos Felipe Azevedo Souza, historiador e professor do Programa de Pós-Graduação um História da PUC-Rio e autor do livro "Nas Ruas - Abolicionismo, Republicanismo e Movimento Operário em Recife". Para falar sobre a importância do voto e da urna eletrônica e o que está em jogo no processo eleitoral deste ano, convidamos Renato Francisquini, cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
História do voto no Brasil
O processo eleitoral da forma como conhecemos hoje em dia é fruto de um longo processo de disputa política. Voto indireto, censitário, voto em papel e listagens são parte do processo que resultou no acesso pleno da população ao direito ao voto. Mas apesar disso, o povo nunca deixou de lutar por seus direitos e querer mais participação nas escolhas políticas do país.
A urna eletrônica, o aparelho utilizado em nosso país para contabilizar os votos da população é uma tecnologia brasileira e referência para o continente americano. Sua criação de fato só aconteceu em 1995 e sua primeira utilização no Brasil se deu nas eleições municipais de 1996, quando 57 cidades utilizaram as urnas. A urna foi implantada em todas as cidades brasileiras nas eleições realizadas no ano de 2000.
Sintonize
O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.
Edição: Vanessa Gonzaga