Pernambuco

artes cênicas

31° edição do Festival de Teatro do Agreste acontece de 16 a 30 de setembro em Caruaru e Recife

Edição de 2022 celebra a resistência e importância de artistas e fazedores de cultura no contexto atual

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Em "Lavagem", a Cia REC apresenta uma ancestralidade cheia de lutas e segredos sobre a alegria de não ficar obcecado em vencer a corrida pelo maior capital. - Milena Monteiro

Começa nesta sexta-feira (16) e segue até o dia 30 de setembro, o Feteag - Festival de Teatro do Agreste, com espetáculos locais, nacionais e internacionais, além de atividades formativas nas cidades de Caruaru e Recife, todas gratuitas. Diante de um cenário de ataques à diversidade, à liberdade, à educação e à cultura, a atuação e resistência dos artistas e fazedores de cultura tem papel ainda mais fundamental.

Nesse contexto, em sua 31ª edição, o festival toma como referência o livro “A Sobrevivência dos Vaga-lumes”, do filósofo francês Georges Didi-Huberman, propondo uma reflexão sobre como, a despeito das tentativas de apagamento/extinção por agentes externos, a resiliência de grupos e ideias é capaz de pavimentar novos caminhos e formas de existência. Na curadoria deste ano, estão reunidos trabalhos que investigam questões sociais, identitárias, políticas e afetivas. São obras que utilizam o teatro, a dança, performance, circo e outras linguagens artísticas para colocar em destaque a própria natureza humana.

Atividades formativas

No dia 22, a diretora, atriz e dramaturga Janaína Leite participa da conversa “Conexões entre teatro e pesquisa”, com mediação dos professores Luís Reis e Virginia Maria Schabbach. O encontro acontece das 14h às 15h, no Teatro Milton Baccarelli (Centro de Artes e Comunicação da UFPE), com acesso livre. 

Em Caruaru, Odília Nunes ministra a oficina “Corpos brincantes - pensando a comicidade”, de 26 a 30 de setembro, no Teatro João Lyra Filho. A oficina foca na prática e criação de cenas, a partir da experimentação de repertórios vivenciados pela orientadora. As inscrições podem ser feitas através deste link.
 

Programação do fim de semana

16/09

Espetáculo "Luiz Lua Gonzaga” 

Grupo Magiluth  (Recife/PE)

Local: Largo da Imperial Matriz da Várzea (Paróquia Nossa Srª do Rosário - Recife)

Horário: 17h


Grupo Magiluth celebra seus 18 anos com dois espetáculos na programação do festival. / Divulgação

17/09

Espetáculo “Poeta Preto” 

Trupe Veja Bem Meu Bem (Caruaru/PE)

Local: Teatro João Lyra Filho (R. Visc. de Inhaúma, 999 - Maurício de Nassau, Caruaru)

Horário: 20h


O "Poeta Preto" é um desabafo, um grito, uma enxurrada de emoções, palavras e silêncio interpretado pelo ato Rosberg Adonay. / Dilvulgação

O Festival de Teatro do Agreste é uma realização do Teatro Experimental de Arte (TEA) e conta com incentivo do Funcultura e apoio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Fundação de Cultura de Caruaru e SESC PE. 

Para conferir a programação completa e adquirir os ingressos, acesse o site do Feteag 2022 ou as redes sociais

Edição: Vanessa Gonzaga