Pernambuco

ELEIÇÕES 2022

Eleito pela terceira vez presidente da República, Lula tem 66% dos votos dos pernambucanos

Lula também ganhou no seu estado natal no 1º turno e em sua última vinda a PE ressaltou papel estratégico do Nordeste

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Desde o primeiro turno, o petista teve maioria dos votos dos pernambucanos - Ricardo Stuckert

Em uma disputa marcada pela defesa da democracia contra o fascismo, Luís Inácio Lula da Silva derrotou Jair Bolsonaro com 66% dos votos. Em Pernambuco, Lula também ganhou no primeiro turno com 65,27%, e, hoje, esse número aumentou para 66,97%. O petista é natural de Caetés, no agreste pernambucano, e visitou o estado duas vezes durante a campanha, arrastando milhares de apoiadores durante suas visitas ao estado. Jair Bolsonaro (PL) teve 29% dos votos no primeiro turno e 33% no segundo.

"Tem que respeitar nossa história"

Em sua última visita, Lula destacou o papel decisivo do Nordeste nestas eleições nas quais foram registrados diversos episódios de xenofobia de bolsonaristas contra a região por ter tido 70% dos votos no petista no primeiro turno. "Ele (Bolsonaro) tem que aprender a respeitar o Nordeste. Tem que respeitar nossa história porque quando nem se pensava em independência no Brasil, em 1817, esse estado fez uma revolução", disse, se referindo à Revolução Pernambucana. Na oportunidade, ele exaltou seu estado natal e afirmou: "saio daqui orgulhoso, saio daqui mais Pernambucano do que eu já era", fala aclamada pelo público do ato.

O próximo presidente da República, acompanhou a apuração dos votos em casa, com a sua família, em São Paulo, deve se dirigir ao Hotel Intercontinental, por volta das 20h. Vinte anos depois, Lula volta ao hotel onde acompanhou a apuração de 2002, quando conquistou a Presidência pela primeira vez para se pronunciar sobre o seu terceiro mandato à frente do País. No local, acontecerá uma entrevista coletiva após a divulgação do resultado.

Edição: Vanessa Gonzaga