A Caminhada dos Terreiros de Pernambuco acontece nesta terça-feira (01), no Recife, e chega a sua 16° edição. A atividade, que recebe apoio de diversas organizações, instituições e prefeituras, tem concentração a partir das 14h, no Marco Zero, bairro do Recife, de onde sai pelas ruas da capital até chegar ao Pátio de São Pedro.
Pai Edson Axé integra a Coordenação Executiva da Rede da Caminhada de Terreiros de Pernambuco - Rede ACTP e explica que o objetivo da caminhada é o “fortalecimento do Estado laico, onde cada credo possa professar e manifestar o seu querer”.
“A nossa expectativa é de celebração. Celebrar essa grande vitória da democracia, onde nós, que fazemos parte dos povos de terreiros, podemos estar nas ruas afirmando a nossa fé, respeitando a do próximo e também exigindo respeito a nossa”, destaca Pai Edson Axé.
Esse ano a homenagem vai para as Nações de Maracatu, Afoxés, Caboclinhos e Cocos de Pernambuco. “Nós estávamos com a democracia muito ameaçada. Até parecia que estávamos na véspera de viver novamente a década de 1960. E aí reconhecer a importância dessas manifestações culturais na luta e resistência como Estado laico, que respeita a diversidade, nos fez convidar as representações de Afoxés, Maracatus, Caboclinhos, Cocos e alguns sacerdotes e sacerdotisas, além de uma mulher trans para serem homenageadas”.
Campanha Terreiros em Ação Social
Além da caminhada e das homenagens, a mobilização acontece também em torno da solidariedade. A organização pede que as pessoas que forem participar da atividade doem 1kg de alimento não perecível. As doações podem ser feitas até às 16h na concentração da caminhada. Após esse horário, poderão ser feitas no Carro dos Idosos (Frevioca). Após às 19h, as pessoas podem doar os alimentos no Pátio de São Pedro. As instituições que serão contempladas com as doações serão sorteadas no encerramento da caminhada.
Edição: Vanessa Gonzaga