Neste domingo (30), a população de Pesqueira, no agreste pernambucano, decidiu também quem vai governar o município. O vencedor das eleições suplementares da cidade foi Bal de Mimoso (REP), que venceu a disputa contra Doutor Peixoto (MDB) com 65,15% dos votos contra 30,40% do emedebista.
Leia: Após anulação da eleição de Marcos Xukuru, saiba como serão as eleições municipais de Pesqueira
Bal, que em 2020 foi eleito vereador e presidia a Câmara de Vereadores de Pesqueira, já era o prefeito interino desde que o cacique Marcos Xukuru (REP), eleito em 2020, foi impedido de assumir o cargo por uma condenação na Justiça Federal, determinada em 2015, por prática de crime ao patrimônio privado. Mesmo após uma grande mobilização, Marcos foi impedido até mesmo de entrar no prédio da prefeitura, mas se tornou secretário de governo do município, cargo que assumiu em abril de 2021, quando Bal assumiu a prefeitura interinamente.
Leia: Impedido até de pisar na prefeitura, Marcos Xukuru quer cidadãos decidindo orçamento
O candidato apoiado pelos Xukuru de Ororubá agradeceu a votação através das redes sociais com uma foto ao lado do cacique Marcos e afirmou que “além do trabalho que desenvolvemos nesses 2 primeiros anos de gestão, fizemos uma campanha linda, onde estivemos lado a lado com a população e apresentamos propostas e firmamos compromisso! O nosso projeto por um Pesqueira melhor vai seguir avançando!”.
Eleições Gerais
Já nas eleições gerais, Pesqueira elegeu Lula (PT) com 29.564 votos, o que representa 82,76% do total da cidade. Jair Bolsonaro (PL) foi a opção de 6.157 eleitores, 17,24% do eleitorado. A candidata ao governo mais votada na cidade foi Marília Arraes (SD), com 18.327 votos (51,11%). Já a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) foi a escolhida por 48,89% dos eleitores, com 17.531 votos.
Edição: Elen Carvalho