Pernambuco

RÁDIO

Combate à violência política de gênero é tema do programa Prosa e Fato

Dani Portela (PSOL) e a jornalista Ana Carolina Araújo falam de como esse tipo de violência cresceu nas eleições 2022

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Deputadas Alerj
Nas últimas eleições, mais mulheres passaram a disputar o espaço político e, em consequência, passaram a sofrer cada vez mas a violência - Julia Passos/Alerj

Você já ouviu falar em violência política de gênero? Ela é todo e qualquer ato com o objetivo de excluir a mulher do espaço político, impedir ou restringir seu acesso ou induzi-la a tomar decisões contrárias à sua vontade. Nas últimas eleições, mais mulheres passaram a disputar o espaço político e, em consequência, passaram a sofrer cada vez mas a violência política de gênero. Sobre esses ataques e a forma como as mulheres estão enfrentando essa violência é que vamos conversar no programa Prosa e Fato desta semana.

Leia: Atuação política de Janja motiva ataques misóginos da imprensa

Para conversar conosco sobre os tipos de violência política de gênero e como elas acontecem nas redes sociais, convidamos Ana Carolina Araújo, que é gerente de projetos de jornalismo de dados da Revista Azmina e também do  Projeto MonitorA.

Leia: Tipos de violência contra as mulheres e formas de combatê-la são destaques no Prosa e Fato

Já para falar sobre os impactos da violência política de gênero na vida de mulheres que estão no espaço político convidamos Dani Portela, professora de História, advogada e  Deputada Estadual eleita pelo PSOL. No início desse ano, a parlamentar foi vítima de diversas fake news e ameaças ainda durante seu mandato de vereadora.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga