Pernambuco

SOLIDARIEDADE

Em Petrolina, Mãos Solidárias agora avança para profissionalizar público das ações solidárias

Foco do projeto agora é realizar cursos e formações para profissionalizar moradores do bairro João de Deus, na periferia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O projeto Mãos Solidárias reúne quatro cozinhas solidárias e 33 bancos populares de alimentos no estado - Foto: Arquivo Pessoal

Desde o início da pandemia, diversas organizações, voluntários e movimentos populares têm distribuído solidariedade em Pernambuco. A campanha Mãos Solidárias, que teve início em março de 2020, com o projeto Marmitas Solidárias, organiza desde este período a doação de refeições para as pessoas em situação de rua do Recife e região metropolitana, além do interior do estado. Assista: 

De acordo com Jucy Carvalho, coordenadora do Mãos Solidárias em Petrolina, as doações vão além do alimento. Militante há anos na igreja e em movimentos populares, Jucy cedeu sua própria casa, que foi o ponto inicial das ações de solidariedade no bairro João de Deus, na periferia da cidade.

“A gente conseguiu mobilizar uma rede de pessoas que passaram a desenvolver a doação de marmitas para famílias em situação de vulnerabilidade social. Aqui em Petrolina, famílias moradoras de ocupações, que são áreas sem nenhum serviço público adequado, nem de moradia, nem de saneamento, nem de iluminação, a gente passou a atender aproximadamente 150 famílias de imediato”, relembra a coordenadora.

Leia: Campanha Mãos Solidárias fortalece atuação em Pernambuco com nova formação de agentes populares

O projeto Mãos Solidárias reúne quatro cozinhas solidárias, 33 bancos populares de alimentos, 10 hortas comunitárias, além das capacitações de mais de mil pessoas em 34 cidades de Pernambuco. Em dois anos de atividades, a iniciativa distribuiu cerca de 605 mil marmitas solidárias em Recife, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. 

Mais de 780 toneladas de alimentos foram distribuídos para as famílias do estado e cerca de 1.400 agentes populares de saúde foram formados pelo projeto.

Em Petrolina, uma parceria com o IF-Sertão tem oferecido aulas de música e capacitação para as mulheres da comunidade, como explica Cícero Batista, também coordenador do mãos na cidade.

Leia: Mãos Solidárias faz campanha para manter sede da iniciativa de solidariedade em Petrolina (PE)

“Nós tivemos cursos de artesanato em couro, panificação… um passo importante nesse momento, tentando fortalecer de alguma forma a vida dessas pessoas, especialmente no processo de profissionalização”, explica Cícero.

Atualmente, o Mãos Solidárias em Petrolina está realizando uma ação para conseguir manter as atividades do espaço. A campanha busca doações para manter o aluguel do prédio em que está localizado, no bairro João de Deus.

Para doar para o projeto e para a campanha, acesse as redes sociais: @maossolidariaspetrolina.

 

Edição: Vanessa Gonzaga