Pernambuco

RÁDIO

Racismo institucional e saúde mental das mulheres negras são destaques no Prosa e Fato

De acordo com especialistas, o racismo e o machismo têm efeitos diversos na saúde das mulheres negras

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

A roda de conversa "Mulheres negras, racismo e saúde mental", promovida pelo Sintergs, integra a programação do Novembro Antirracista Unificado - Foto: Bruna Karpinski

Com muitas camadas, a violência contra as mulheres negras vai além do feminicídio. Finalizando o Especial Violência Contra as Mulheres no programa Prosa e Fato, vamos entender algumas camadas das violências sofridas pelas mulheres negras.

O racismo e o machismo têm efeitos diversos na sociedade sobretudo nas mulheres negras que sofrem duplamente com as opressões. No programa de hoje vamos nos debruçar sobre como anda a saúde mental das mulheres negras e como o racismo institucional as atinge.

Para conversar conosco sobre os impactos do racismo institucional na vida das mulheres negras convidamos Elcimar Pereira, doutora em Psicologia Social e integrante da Articulação Nacional De Psicólogas(Os) Negras(Os) e Pesquisadoras(Es) (ANPSINEP).

Já para sobre a saúde mental das mulheres negras convidamos Veridiana Machado ela é psicóloga, pesquisadora da religiosidade afro-brasileira e integrante da ANPSINEP.

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga