Pernambuco

POLÍTICA

Com 27 pastas, secretariado de Raquel Lyra (PSDB) só tem duas mulheres negras; confira lista

Sociedade civil critica falta de paridade racial e escolha do nome para a pasta de Educação e Esporte

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Composição é a com maior número de mulheres em toda a história de Pernambuco. - Foto: Divulgação

Em Pernambuco, o quadro de nomes que irão compor a equipe do governo de Raquel Lyra (PSDB), empossada no último domingo (01), já está posto. A falta de paridade racial entre os titulares e nomes específicos têm levantado críticas por parte da sociedade civil. Para comandar uma das pastas mais importantes do governo, a de Educação e Esporte, Lyra trouxe para o time uma bolsonarista, Ivaneide Dantas. 

A titular fez campanha para Anderson Ferreira (PL) no primeiro turno, candidato oficial do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que também apoiou a governadora eleita no segundo turno. Após tomar posse, Ivaneide se manifestou sobre os comentários, afirmando que não se preocupa com eles, pois a educação estadual não terá "conotação política", mas sim foco na qualidade. 


Duramente criticada nas redes sociais por figuras públicas e parlamentares como a deputada estadual Rosa Amorim (PT), Ivaneide diz não se preocupar com comentários / Foto: Divulgação

Segundo dados do Censo 2020 do Ministério da Educação (MEC), dos mais de 2 milhões de alunos pernambucanos, 77% estudam em escolas públicas. Isso aponta para vários desafios para a nova gestão, que vão desde a atuação acerca dos baixos indicadores de alfabetização das crianças pernambucanas até os grandes desafios do Novo Ensino Médio e suas contradições. 

Leia mais: Pesquisa aponta que 66% das estudantes na rede básica dizem não ter direitos iguais na escola

Negros e negras são minoria

Se, de um lado, o secretariado do próximo governo desponta com destaque para a paridade de gênero, por outro, a paridade racial nem de longe foi prioridade. Das 27 secretarias, 13 são chefiadas por mulheres, enquanto 14 são ocupadas por homens. É o maior número de mulheres em secretarias na história de Pernambuco. A equipe do ex-governador Paulo Câmara (PSB) tinha cinco mulheres entre 23 secretários. 

Contudo, a baixa presença de negros e negras é gritante. Apenas duas secretárias se autodeclaram negras (uma preta e outra parda): Regina Célia Barbosa, titular da pasta da Secretaria da Mulher; e Lucinha Mota, que ocupa a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. 

Em relação a isso, a Articulação Negra de Pernambuco (Anepe) divulgou na terça-feira (03), uma nota pública de repúdio. Na nota, a articulação questiona: "Qual a importância e o lugar da população negra pernambucana no governo de Raquel Lyra?". 

Leia na íntegra: 

 

Confira os nomes do secretariado:

A listagem inclui membros do primeiro e segundo escalões do Executivo de Pernambuco, somando um total de 40 gestores. Estão incluídos nomes das secretarias, da Procuradoria-geral do Estado, da Controladoria Geral do Estado e das secretarias executivas, além da Administração de Fernando de Noronha, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Chefia de Gabinete e dos chefes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Confira os nomes: 

Assessoria Especial: Fernando Holanda


Foto: Divulgação

É formado em Administração (UPE), Comunicação Social (UFPE) e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É empresário e foi executivo e sócio de empreendimentos na área de turismo. Também é presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco e coordenou o Plano de Governo da governadora eleita, Raquel Lyra, em 2022.

Casa Militar: Coronel Hercílio da Fonseca Mamede


Foto: Divulgação

É bacharel em Ciências Jurídicas - Direito pela Unicap, com especialização em Ciências Criminais Militares pela Aeso. Foi subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque e do Batalhão de Polícia Rodoviária. Também foi comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, além de comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar de Casa Forte, do Batalhão de Polícia de Guardas e diretor de Inativos e Pensionistas da PMPE.

Secretaria da Casa Civil: Túlio Vilaça


Foto: Divulgação

É advogado formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1997. Foi conselheiro estadual da OAB/PE; procurador geral do município de Caruaru e secretário da Fazenda do município de Caruaru.

Secretaria da Fazenda: Wilson José de Paula


Foto: Divulgação

Foi coordenador da Unidade de Inteligência Fiscal, subsecretário da Receita, secretário-adjunto e secretário da Fazenda do Distrito Federal. Com especialização em Finanças Públicas pela Universidade de Bath/Inglaterrra, é pós-graduado em Administração e Política Tributária e graduado em História pela Universidade de Brasília.

Secretaria da Mulher: Regina Célia Barbosa


Foto: Divulgação

Filósofa, mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora universitária há 25 anos, com docência nos cursos de Direito e demais áreas das Ciências Humanas. Cofundadora, vice-presidenta e diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha. É ativista na área de enfrentamento à violência contra a mulher, violência doméstica e violência de gênero. Membro representante da sociedade civil, da Comissão Seccional da Mulher Advogada (CSMA) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Pernambuco.

Secretaria de Administração: Ana Maraíza


Foto: Divulgação

Advogada há 15 anos, graduada em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) e pós-graduada em Direito Público pela Universidade Anhanguera. Ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev), ex-secretária de Administração de Caruaru e ex-secretária de Educação também de Caruaru.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Mauricélia Vidal


Foto: Divulgação

É administradora, mestre em Economia (UFPB) e doutoranda em Administração pela UDE – Universidad de la Empresa em Montevideo no UY. Atua como Avaliadora do Inep para credenciamento de IES, autorização e reconhecimento de cursos de graduação. Foi coordenadora do curso de Administração, diretora acadêmica, diretora executiva e a primeira reitora da Unifavip. Em 2012, tornou-se diretora regional do Nordeste do grupo americano Adtalem Global Education, responsável pela gestão de seis instituições de ensino superior.

Secretaria de Comunicação: Rodolfo Costa Pinto


Foto: Divulgação

É cientista político pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Comunicação Política pela George Washington University (EUA).

Secretaria de Cultura: Silvério Pessoa


Foto: Divulgação

Cantor, compositor e pesquisador (em cultura popular e cotidiano escolar, religiosidade popular, música religiosa e diálogos entre culturas), com atividades também na área de formação docente. Silvério Pessoa é pedagogo, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco. É mestre e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, onde leciona atualmente.

Secretaria de Defesa Social: Delegada Carla Patrícia Cunha


Foto: Divulgação

Delegada da Polícia Federal, com mais de 20 anos de atividade. Ocupou funções como a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco. É graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduada em Ciência Policial e Inteligência pela Academia Nacional de Brasília e pela Universidade de Brasília/ANP-UNB. É mestre em Engenharia de Produção, com foco em gestão.

Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca: Aloisio Ferraz


Foto: Divulgação

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com atuação em estudos e projetos de desenvolvimento rural, empreendedorismo, administração, apoio a micro e pequenas empresas. Foi secretário de Agricultura e Irrigação de Pernambuco e de Recursos Hídricos de Pernambuco.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Guilherme Cavalcanti


Foto: Divulgação

É formado em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Obteve formação complementar em temas como governança corporativa no IBGC, finanças públicas pelo Banco Mundial, desenvolvimento urbano pelo Instituto Gehl Architects, e políticas para a primeira infância pela Universidade de Harvard. Foi presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo: Amanda Aires


Foto: Divulgação

É economista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com extensão universitária pela Universidade de Zurique, na Suíça. Doutora em Economia pela UFPE, com doutorado também pela Universidade de Laval, no Canadá. 

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas: Carolina Cabral


Foto: Thais Estevam/SDSCJ

Graduada em Comunicação Social, Carolina Cabral tem especialização em Primeira Infância pela The London School of Economics and Political Science (LSE) & Bernard Van Leer Foudation. Exerceu cargos na Prefeitura de Caruaru como secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão e secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides


Foto: Divulgação

É servidora concursada da Caixa Econômica Federal, formada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) como conselheira de administração. Atuou também como superintendente nacional de Varejo e superintendente regional do estado de Pernambuco. Desde outubro de 2021 estava cedida ao município de Caruaru, à frente da Secretaria da Fazenda.

Secretaria de Educação e Esportes: Ivaneide Dantas


Foto: Divulgação

Ivaneide Dantas é doutora em Administração, bacharela em Psicologia e em licenciatura plena em Ciências Biológicas. Em 2017, assumiu a Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes. 

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: Lucinha Mota


Foto: Divulgação

Ativista social e humanitária na luta por justiça e pelo respeito aos Direitos Humanos, Lucinha Mota é graduanda em Direito e suplente de deputada estadual por Pernambuco. Reconhecida nacionalmente pela sua luta por justiça após o assassinato da sua filha Beatriz, ela também é professora municipal em Petrolina e foi professora no município de Juazeiro (BA).

Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luíza Ferreira


Foto: Divulgação

Bacharela em Administração de Empresas, mestre em Políticas Públicas e doutora em Ciência Política. Iniciou a carreira profissional no Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington, nos Estados Unidos. 

Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura: Evandro Avelar


Foto: Divulgação

Evandro Avelar é formado em Engenharia Civil e já foi secretário estadual das Cidades, de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, e presidente do Porto de Suape. Foi diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e atuou como secretário municipal em diversos municípios pernambucanos.

Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional: Fabrício Marques Santos


Foto: Divulgação

É mestre em Economia (USP). Foi secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Em Alagoas, exerceu o cargo de secretário executivo da Secretaria da Fazenda.

Projetos Estratégicos: Diogo Bezerra


Foto: Divulgação

É economista e doutor em Engenharia de Produção. Professor do Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco. Foi secretário da Fazenda, de Planejamento Gestão e Orçamento, presidente da Autarquia de Urbanismo e Meio Ambiente (URB) e presidente da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte (AMTTC) de Caruaru. 

Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo


Foto: Divulgação

É graduado em Engenharia Civil, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Campus Acadêmico do Agreste. Exerceu funções como a de secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, nas gestões dos governadores Eduardo Campos (PSB) e Paulo Câmara (PSB) e do pai de Raquel Lyra, João Lyra Neto, que era do PSB. 

Secretaria de Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti


Foto: Divulgação

É formada em Medicina e foi diretora do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, na Bahia. Foi coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco e, atualmente, coordena a residência de medicina paliativa do Imip, no Recife. Também é conselheira e secretária-geral do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e tutora de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Secretaria de Turismo e Lazer: Daniel Coelho


Foto: Divulgação

É formado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE-FCAP) e tem mestrado em Administração de Negócios Internacionais pela Universidade de Bournemouth, na Inglaterra. Na vida pública desde 2004, foi vereador do Recife por dois mandatos pelo Partido Verde (PV). Em 2010, se elegeu deputado estadual. Também foi eleito deputado federal (Cidadania). 

Controladoria-Geral do Estado: Érika Lacet


Foto: Divulgação

É bacharela em Direito pela UFPE, pós-graduada em Direito Tributário pela UFPE, MBA em Gestão de Projetos pela FGV, certificada em Implementação da LGPD pela Privacy Academy, certificada em Governança e Gestão de Riscos pela Fundação Joaquim Nabuco, procuradora do Estado de Pernambuco, ex-secretária da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco.

Procuradoria Geral do Estado: Bianca Teixeira


Foto: Divulgação

É procuradora do Estado concursada desde 1998, onde já exerceu os cargos de procuradora chefe-adjunta da Procuradoria da Fazenda Estadual, procuradora geral adjunta do Estado de Pernambuco e procuradora geral do Estado. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira


Foto: Divulgação

Eduardo Vieira é formado em administração de empresas e atuou como Chefe de Gabinete durante a primeira gestão de Raquel Lyra como prefeita de Caruaru. Foi secretário de governo na segunda gestão e também trabalhou como Assessor Especial na prefeitura de Caruaru.

Administração de Fernando de Noronha: Thallyta Figueirôa


Foto: Divulgação

É graduada em Administração com MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão de Pessoas. Foi presidente da Central de Abastecimento de Caruaru, secretária executiva de Desenvolvimento Rural de Caruaru e, depois, secretária de Desenvolvimento Rural também de Caruaru.

Fundarpe: Renata Borba


Foto: Divulgação

É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco e bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco (Fcap). Foi gerente de Habitação do município do Cabo de Santo Agostinho e, em 2016, assumiu o cargo de superintendente do Iphan em Pernambuco, coordenando a execução de obras de restauração em monumentos do estado.

Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur): Eduardo Loyo


Foto: Divulgação

Advogado, formado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é CEO da MAI Hotéis & Resorts. Segundo a gestão, ele faz parte de uma família com mais de 35 anos de história no turismo do estado.

Chefe da Polícia Civil: Simone Aguiar


Foto: Divulgação

É graduada em Administração de Empresas (UPE) e em Direito (Aeso). É delegada da Polícia Civil desde 2008 e, desde 2010, atua na área de inteligência policial. É também instrutora do curso de Inteligência de Segurança Pública da SDS/PE.

Comando da Polícia Militar: Coronel Tibério César dos Santos


Foto: Divulgação

É bacharel em Administração de Empresas pela UPE. Já exerceu os cargos de comandante do 4º e 14º BPM, assistente do Comando Geral, diretor de Saúde da PM, diretor de Apoio Logístico, diretor-adjunto da Dinter I e II, e, atualmente, é diretor geral de Administração da Polícia Militar.

Comando do Corpo de Bombeiros: Coronel Luciano Alves Bezerra da Fonsêca


Foto: Divulgação

Foi o primeiro oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco promovido ao posto de coronel BM, exercendo suas atividades no Sertão do estado. Ingressou no Corpo de Bombeiros em 1993 e, até o momento, exercia a função de diretor Integrado do Interior II, em Petrolina, e foi comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, no mesmo município.

Secretaria Executiva de Comunicação: Manoel Medeiros Neto


Foto: Divulgação

É jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e economista pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Também é especialista em Planejamento e Gestão Pública pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE).

Secretaria Executiva de Cultura: Léo Salazar

 


Foto: Divulgação

É produtor cultural, jornalista e contabilista. É autor do livro "Música Ltda: o negócio da música para empreendedores" e do guia digital "Música tocando negócios". Foi secretário-executivo de Turismo e Economia Criativa da Prefeitura de Caruaru, vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, vice-presidente do Conselho de Política Cultural de Caruaru e presidente do Comitê Gestor do São João de Caruaru.

Secretaria Executiva de Imprensa: Daniella Brito Alves


Foto: Divulgação

É jornalista, graduada pela UFPE, com pós-graduação em Administração e Marketing e mestrado em Sociologia, com atuação profissional voltada para área de assessoria de imprensa e marketing nos setores público e privado. Também é professora de cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação e Marketing Político.

Secretaria Executiva de Ressocialização: Paulo Paes de Araújo


Foto: Divulgação

Formado em Administração, é policial penal desde 2002 e já atuou na Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria Executiva da Ressocialização (Seres). Em Canhotinho e em Pesqueira, no Agreste do estado, fez parte da Supervisão de Segurança no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA) e no Presídio Desembargador Augusto Duque, respectivamente. Até o momento, ocupa o cargo de gestor na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru.

Secretários Executivos da Casa Civil: Arthur Neves, Rubens Júnior e Igor Cadena

Arthur Neves


Foto: Divulgação

Advogado, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É pesquisador na área de inovação e governança digital no setor público. Também atuou na iniciativa privada, exercendo funções de diretor administrativo e financeiro no terceiro setor e na área educacional, na cidade de Vitória de Santo Antão. Atua também como articulador e assessor político desde 2012.

Rubens Júnior


Foto: Divulgação

Graduado em História pela Fafica, pós-graduado em Gestão Pública. Foi superintendente da TV Pernambuco, secretário de Governo e presidente da Fundação de Cultura de Caruaru. Também foi chefe de Gabinete do então governador João Lyra Neto.

Igor Cadena


Foto: Divulgação

É advogado com especialização em Direito Público, especialista e mestre em Ciência da Educação. Também é professor dos cursos de graduação na área do Direito e tem experiência em assessoria parlamentar e em gestão pública na área de educação.

Edição: Elen Carvalho