Pernambuco

162 anos

No aniversário da Caixa, bancários fazem ato em defesa do banco e contra o assédio em Recife

Para a categoria, nova presidenta da Caixa empossada por Lula deve programas sociais e ajudar a reduzir as desigualdades

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Criada em 1861, a Caixa Econômica Federal é uma das poucas instituições centenárias do Brasil - Ascom Bancários PE

Nesta quinta-feira (12), a Caixa Econômica Federal completa 162 anos de fundação, tendo neste tempo se tornado o principal agente de políticas públicas do Governo Federal. Para comemorar o início deste novo ciclo, os trabalhadores da Caixa realizam um ato nacional em defesa do banco 100% público e social e pelo fim do assédio.

Leia: Mulheres vão ocupar presidência do BB e da Caixa pela primeira vez; veja quem são

Em Pernambuco, a atividade aconteceu na agência Caixa Teatro Marrocos, no Recife, e foi organizada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em parceria com a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Pernambuco (APCEF/PE) e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE). Além da comemoração, o ato foi marcado por uma lavagem simbólica da agência como forma de protesto aos casos de assédio contra os trabalhadores da categoria.


Trabalhadores fizeram uma lavagem simbólica do assédio e pressões na Caixa / Ascom Bancários PE

Nova presidenta

Neste aniversário, a mudança de comando no banco é uma das novidades. A CEF agora passa a ser presidida por Rita Serrano, empregada de carreira e com uma trajetória de defesa dos direitos empregados. a expectativa dos representantes sindicais é que a CEF retome o papel para o qual foi criada: retomar su aparticipação em programas sociais, reduzir as desigualdades através da execução de políticas públicas e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país a exemplo do Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, programas que voltarão como prioridades nesta nova fase.

Leia: As consequências do governo Bolsonaro na Caixa Econômica Federal

Edição: Vanessa Gonzaga