Pernambuco

TEMPO

Em 24 horas, Grande Recife tem chuvas intensas, pontos de alagamento e deslizamento de barreira

Em um dia, Recife acumula 60% da chuva esperada para todo o mês; em Olinda houve um deslizamento de barreira sobre casas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
De acordo com a CTTU, há mais de 10 pontos de alagamento na capital pernambucana - Almir Correia

A Região Metropolitana do Recife (RMR) amanheceu com muita chuva nesta segunda (06). Desde o fim de semana, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) havia emitido um aviso meteorológico de chuvas moderadas na RMR, Mata Sul e Mata Norte do Estado. Agora, durante a manhã da segunda, a agência renovou o alerta e subiu o nível de chuvas moderadas para chuvas fortes nas mesmas regiões. O alerta é válido até às 20h, mas pode ser renovado a qualquer momento. 

De acordo com o monitoramento pluviométrico feito pela APAC, alguns pontos já acumulam mais de 100mm de chuvas em menos de 24 horas, a exemplo dos bairros de Santo Amaro (114mm) e Torreão (111mm), no Recife; e na Muribeca (107mm), em Olinda. O monitoramento em tempo real pode ser visto aqui.

Leia: Volta a chover forte em Pernambuco; idosa morre afogada dentro do carro em túnel alagado

No Recife até agora já choveu 60% do esperado para todo o mês de fevereiro, segundo Defesa Civil da capital pernambucana. O índice médio de chuvas na cidade é de 77,9mm, enquanto a média histórica do mês é de 122,9mm. 

Segundo informações do portal G1,houve um deslizamento de barreira em Olinda, na Rua Seis de Janeiro, no bairro de Água Comprida. O deslizamento atingiu duas casas e os bombeiros estão no local. Até o momento foi registrada a morte de Israel Campelo dos Santos, de 19 anos, e quatro pessoas ficaram feridas.

Pontos de Alagamento

Quem está transitando pelo Recife e quer saber quais vias estão interditadas e liberadas deve ficar atento à conta no Twitter da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife, a CTTU, que faz o monitoramento de trânsito de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e tem teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

De acordo com a Autarquia, o Recife tem pontos de alagamento nos seguintes locais:

- Av. Lins Petit;

- Av. Mascarenhas de Moraes, sentido subúrbio;

- Av. Visconde de Albuquerque;

- Estrada dos Remédios;

- Av. Agamenon Magalhães, próximo ao TRE;

- Av. Recife, próximo à entrada do Ibura;

- Estrada dos Remédios, próximo à Estrada do Bongi;

- Viaduto Papa João Paulo II;

- Av. Norte, próx à R Quarenta e Oito;

- R Nova Descoberta, próx à Rua Vereador Otacílio de Azevedo; Av. Beberibe, próximo à entrada de Cajueiro;

- Rua Dom Bosco;

- Túnel Felipe Camarão, no Jordão;

A Av. Dom João VI foi bloqueada no sentido Piedade devido à queda de uma árvore no local. Os agentes de trânsito estão no local para auxiliar na mobilidade realizando o desvio para a Rua Soldado Sinésio de Aragão.

Leia: Eu tive contato com água de enchente. Preciso tomar alguma vacina?

Como pedir ajuda

A Defesa Civil do Recife está em plantão, 24h por dia, pra atender chamados em áreas de risco da cidade. A ligação é gratuita: 0800 081 3400. Para quem está fora da capital, o telefone da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE) é o (81) 3181-2490.

Edição: Vanessa Gonzaga