Milhares de mulheres de diversos movimentos populares em Pernambuco se mobilizam em prol da luta pelos direitos das mulheres e pelo fortalecimento da democracia no Dia Internacional da Mulher deste ano, dia 8 de março. Movimentos feministas pensaram em uma agenda de luta para todo o mês de março.
Leia aqui: Março das Mulheres | Conheça a verdadeira história do 8 de março
Em diversas cidades do estado, as ações da semana do dia 8 incluem caminhadas, acampamentos, palestras e oficinas sobre gênero, raça e Reforma Agrária Popular, além de manifestações que fazem uma denúncia contra o machismo, a fome, e a violência em todas as suas formas de opressão. Confira a seguir as principais atividades que acontecem em cada região:
Mulheres Sem Terra ocupam a Praça do Derby
Cerca de 500 mulheres Sem Terra de diversas regiões de Pernambuco ocupam a Praça do Derby, no Recife, desde o dia 6 de março. O acampamento faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que tem como mote "O agronegócio lucra com a fome e a violência. Por terra e democracia, mulheres em resistência!".
A programação inclui palestras e oficinas sobre gênero, raça e Reforma Agrária Popular. Vindas de várias partes do estado, as mulheres sem terra só retornarão às suas cidades ao fim do Ato Unitário do 8 de Março, nesta quarta-feira (8).
Caminhada do 8 de março no Cabo de Santo Agostinho
A 36ª edição da tradicional Caminhada do 8 de março, organizada pelo Centro das Mulheres do Cabo (CMC), acontece com a expectativa de reunir mil mulheres. O tema deste ano é: Mulheres e Meninas pelo Fortalecimento da Democracia e Garantia de Direitos.
A concentração será em frente ao CMC, a partir das 15h, com falas políticas. A caminhada sai às 16h e percorre o antigo prédio da prefeitura, comércio local e a Praça da Estação, no Centro do Cabo. O evento também conta com atrações culturais.
Cortejo em Caruaru
Em Caruaru, a Frente Feminista do Agreste organiza um cortejo com o bloco Nem Cá Mulesta no dia 11 de março, saindo do Grande Hotel às 08h. As manifestantes denunciam que não é possível ter um Brasil sem Democracia e sem Renda Básica. Elas também reafirmam a necessidade de um projeto em que mulheres tenham voz, sejam representadas e ouvidas.
Marcha contra o fascismo em Garanhuns
Em Garanhuns, diversas ações são programadas por movimentos e organizações populares construídos por mulheres durante todo o mês de março. No dia 11, acontece uma caminhada com concentração às 08h na Praça da Fonte Luminosa, com o mote "Na Rua Contra o Fascismo, Mulheres Sustentam a Vida".
Participam da marcha a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Coletivo Militância Cores da Resistência, Movimento de Trabalhadoras Rurais, sindicatos, partidos e coletivos.
Edição: Elen Carvalho