A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu nesta terça-feira (21) um alerta para possíveis chuvas intensas em diversas regiões do estado. Segundo o monitoramento da agência, as precipitações estão sendo mais significativas do que o previsto pelos modelos meteorológicos, com acumulados que poderão ultrapassar os 50 mm em várias localidades ao longo do dia.
Diante dessa previsão, a Apac recomendou a elevação do nível de risco para laranja (Estado de Atenção) em áreas que possam ser mais afetadas. Ainda segundo a agência, o sistema também deverá chegar ao Agreste no período da tarde.
Assim, estão em Estado de Atenção as seguintes regiões: Mata Sul, Agreste, Região Metropolitana do Recife e Mata Norte. O monitoramento indica acumulados de chuva moderada a forte, que pode se estender até a quarta-feira (22).
Para acompanhar as informações em tempo real, a Apac disponibiliza em seu site dados sobre os acumulados em cada município e o radar em tempo real.
Agreste registrou alagamentos no final de semana
As cidades de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, foram as mais afetadas pelas chuvas do último sábado (18). A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, visitou as cidades no domingo (19), acompanhada dos prefeitos Rodrigo Pinheiro e Fábio Aragão, em bairros que foram mais prejudicados pelos alagamentos.
Santa Cruz do Capibaribe registrou 118 mm de chuva, enquanto a previsão era de 71 mm para todo o mês de março. Em Caruaru, foram registrados 92 mm, enquanto a previsão era de 75 mm. Na capital do Agreste, até o momento, foram contabilizadas 600 pessoas com casas afetadas após as chuvas. A prefeitura de Caruaru decretou estado de emergência por 180 dias.
Cuidados durante as chuvas
Em caso de chuvas intensas, evite áreas alagadas e busque abrigo seguro. Não se aproxime de postes de energia e evite usar eletrônicos conectados à tomada. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil do Recife pelo telefone 0800.081.3400. Moradores de áreas de risco devem estar atentos e acionar o órgão se necessário.
Edição: Elen Carvalho