Nos últimos anos, o acesso regular a uma alimentação adequada tem se tornado um desafio cada vez mais presente na realidade da população brasileira. O Brasil havia saído do mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, graças às políticas de segurança alimentar e nutricional implementadas desde os anos 90, mas houve uma regressão a partir de 2015, que se agravou com a chegada da pandemia de Covid-19 em 2020 e sua persistência por dois anos. Confira:
Diante desse cenário, a Campanha da Fraternidade de 2023 realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, tem o tema "Fraternidade e fome”, que se apresenta como um chamado à solidariedade.
A campanha é realizada pela igreja católica durante a celebração da quaresma com o objetivo de exercitar a caridade nas pessoas, além de alertar sobre as causas da fome e incentivar a partilha de alimentos.
O arcebispo da Arquidiocese de Olinda, Dom Antônio Fernando Saburido, ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade que busca colaborar para transformar a vida das pessoas, promovendo a solidariedade e fortalecendo a evangelização. " Infelizmente esse assunto tem que ser tratado mais uma vez, é a terceira vez que isso acontece, mas muito necessário. Nós visualizamos a toda hora esse quadro de falta de alimentos, falta de moradia, falta de saúde. A campanha procura visualizar esse aspecto e colaborar com a evangelização para que possamos, nessa campanha, fazer esses dois focos que são fundamentais e que vão, de fato, transformar a vida das pessoas”, afirmou.
Uma das ações solidárias de combate à fome já em prática é a Casa do Pão, no Recife. No espaço são ofertados serviços como atendimento médico, psicológico e jurídico, oficinas e cursos profissionalizantes, além de refeições durante o dia para as pessoas em situação de rua.
Para o Diácono Aerton Carvalho, gestor da Casa do Pão, o espaço é um lugar de matar as diversas formas de fome do ser humano. " A Casa do Pão é esse lugar em que a gente acolhe as pessoas para o alimento imediato, para formação, para atendimento médico, atendimento jurídico, atendimento espiritual para higiene pessoal. E também aqui se torna um lugar de acolhida e de matar as tantas fomes que o ser humano tem", disse.
A coleta nacional da solidariedade, gesto concreto da campanha, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Este ano, a coleta será realizada no dia 2 de abril.
Para fazer parte da campanha e somar na solidariedade contra a fome, as doações podem ser feitas na igrejas e paróquias da sua cidade ou acesse o site: cnbb.org.br
Edição: Elen Carvalho