No mês de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado pela ONU e celebrado no dia 02, é uma data para ajudar a quebrar preconceitos e estereótipos sobre Transtorno do Espectro autista (TEA). Trata-se de um distúrbio no desenvolvimento do cérebro que afeta a capacidade de relacionamento com pessoas e com o ambiente, por isso, é preciso ampliar a visão.
Nossas convidadas são Soraida Cruz , Terapeuta Ocupacional que atua em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e é Mestra em Saúde da Criança e do Adolescente e Carolina Ferraz, que é professora universitária, advogada e mãe atípica, que é como são chamadas as mães de crianças neuroatípicas.
O Transtorno do Espectro Autista engloba diferentes transtornos como o autismo infantil, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento e transtorno desintegrativo da infância.
As causas do TEA ainda não são totalmente conhecidas. Estudos estimam que 1 em cada 58 crianças no mundo nasce dentro do espectro autista. Só no Brasil, o número de pessoas autistas chega a 2 milhões, segundo dados do Ministério da Saúde.
Sintonize
O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.
Edição: Vanessa Gonzaga