Pernambuco

RÁDIO

Segunda abolição e desafios da luta antirracista são destaques no Prosa e Fato

Atualmente, a data é um dia de denúncia contra o racismo, mas seu significado passou por várias mudanças

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

"A abolição da escravatura não representou liberdade para o povo negro" - Foto: Carl de Souza/AFP

13 de maio de 1888: data em que a escravidão foi oficialmente abolida no Brasil. Mas para além da data, qual o significado do 13 de maio para a população negra? qual o destino das pessoas ex-escravizadas após o dia 13 de maio? Atualmente, a data que marca a abolição também é um dia de denúncia contra o racismo, mas seu significado passou por várias mudanças ao longo da história do Brasil, e é sobre os significados dessa data que vamos conversar na edição desta semana do programa Prosa e Fato.

Da celebração à contestação do protagonismo, o dia da abolição passou por vários momentos. O movimento negro e intelectuais tem formulado sobre a necessidade de uma segunda abolição. E para conversar conosco sobre o protagonismo negro no pré e pós-abolição, convidamos Thays Carvalho, advogada e da coordenação nacional do Movimento Brasil Popular e Emanuele Nascimento, integrante Articulação Negra de Pernambuco (ANEPE) e da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco. 

Sintonize

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga