Após uma madrugada de chuvas intensas, Recife e região metropolitana amanheceram com diversos pontos de alagamento, vias intransitáveis e canais transbordando. Apenas nas últimas 24 horas bairros como o Pina, no Recife; e Centro e Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, já acumulam mais de 100mm de chuva. É possível acompanhar em tempo real a quantidade de chuva em cada bairro através do site da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC).
Através das redes sociais, a Prefeitura do Recife comunicou que o Centro de Operações do Recife (COP) inseriu a cidade em estágio de alerta máximo. A orientação é que as pessoas que puderem, permaneçam em casa, exceto em áreas com risco de deslizamento, que devem ser evacuadas. A prefeitura também comunicou que as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas para evitar transtornos no deslocamento.
Leia: Chuvas no Grande Recife: "Quando chove a gente não dorme”, diz moradora
Uma força-tarefa foi acionada e em caso de necessidade, é possível entrar em contato com a Defesa Civil da capital através do telefone 0800.081.3400, que funciona 24h e tem ligação gratuita. Em outras cidades, é possível acionar a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE) através do número (81) 3181-2490.
O RECIFE ENTROU EM ESTÁGIO DE ALERTA MÁXIMO NESTA QUARTA-FEIRA (24/05), ÀS 07h20.
— Prefeitura do Recife (@prefrecife) May 24, 2023
🚨 A rotina da cidade foi impactada por chuvas extremas. Permaneça em casa, exceto se houver risco de deslizamento, inundação ou desabamento. pic.twitter.com/4836hIg0xI
O último boletim meteorológico do Recife, publicado às 05h da manhã, prevê chuvas moderadas ao longo do dia, com média diária entre 30 a 50 mm, temperatura mínima de 24 °C e máxima de 30 °C.
Leia: Queimadas na caatinga e famílias atingidas pelas chuvas no Recife são pautas no Trilhas
Pontos de Alagamento
De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), diversos pontos da cidade estão alagados. Para se informar sobre questões relacionadas ao trânsito, é possível entrar em contato com a CTTU pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078. O órgão recomenda que vias alagadas devem ser evitadas por pedestres e condutores. A principal delas é a Av. Agamenon Magalhães, cujo canal transbordou nesta manhã. Além disso, outras vias seguem inviabilizadas, são elas:
- Av. Dois Rios - Entrada do Sesi
- Av. Recife - Saída do Ibura e próx. à Rua João Cabral de Melo Neto
- Est dos Remédios - Em frente ao Mercado de Afogados e próx. à Est do Bongi
- Rua do Acre x Estrada dos Remédios
- Av. Gov. Agamenon Magalhães x Rua Dr. Bandeira Filho - Pista Local
- Av. Mal. Mascarenhas de Moraes - Vários pontos alagados.
- Av. Eng. Antônio de Goes x Av. Conselheiro Aguiar - Pina
- Praça Gal. Carlos Pinto - Shopping Tacaruna
- Rua Pereira da Costa x Av. Domingos Ferreira - Clinical Center - Pina.
- Av. Dr. José Rufino - Colégio Visão
- Av. Vereador Otacílio de Azevedo x Rua Nova Descoberta
- Av. Caxangá - sob o Viaduto da BR 101
Em atualização
Edição: Vanessa Gonzaga