Neste sábado, dia 10 de junho, a partir das 15h, acontece no Recife um ato político e cultural com o intuito de chamar a atenção e cobrar do Governo de Pernambuco e da Fundarpe uma solução imediata para a situação de abandono que o icônico Cinema São Luiz se encontra. Localizado na Rua da Aurora, o espaço está prestes a completar um ano fechado.
Com a proposta de um abraço simbólico ao redor do prédio histórico, a comunidade local, artistas e ativistas se unirão em uma demonstração de força e amor pelo Cinema São Luiz. O objetivo é mobilizar a sociedade para que o governo tome medidas efetivas e inicie as obras de restauração do patrimônio cultural.
Leia: São Luiz, o templo do cinema pernambucano
A programação do evento conta com os shows musicais de Isaar, Isadora Melo, Mayara Pera, Pc Silva e Marcello Rangel; projeção de filmes que marcaram época e recém-lançados; uma roda de poesia com Giuseppe Mascena, Maria Laura Catão, Netinho Batista, Kerlle de Magalhães e Iyadirê Zidanes, além de um troca-troca de livros, promovendo o compartilhamento de conhecimento entre os participantes.
Sala de cinema mais antiga do Recife, o Cinema São Luiz é conhecido por sua rica história e importância para a comunidade local. A pauta do ato em torno da reforma e reabertura, são um esforço da comunidade artística da cidade para avançar na preservação do patrimônio cultural da cidade, além de estimular a economia criativa e o turismo cultural no entorno.
Serviço
Data: 10 de junho
Horário: a partir das 15h
Local: Em frente ao Cinema São Luiz
O quê: Movimentação para abraçar o Cinema São Luiz
Edição: Vanessa Gonzaga