Pernambuco

RÁDIO

Julho das Pretas e desafios da construção de uma comunicação antirracista são destaques no Prosa e Fato

O Julho das Pretas ganha um tom especial por ser o primeiro após 4 anos de um governo conservador na pauta das mulheres

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

No Brasil, o dia 25 de julho é também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra
No Brasil, o dia 25 de julho é também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra - Junior Lima @xuniorl

25 de julho é o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. A data foi instituída em 1992 e reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista e patriarcal. 

No Brasil, o dia 25 também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela, na qual diversas organizações e coletivos de mulheres negras passaram a construir atividades de denúncia ao racismo e machismo, mas também de valorização da luta das mulheres negras. Essas atividades culminaram no que ficou sendo conhecido como Julho das Pretas.

As celebrações ao longo desse mês também são para valorizar e visibilizar mulheres negras. Por isso, nossas convidadas foram Catarina de Angola, jornalista, comunicadora popular e diretora executiva da Angola Comunicação; e Rosa Marques, integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco. 

O Julho das Pretas de 2023 ganha um tom especial, além de ser o primeiro após seis anos de um governo conservador na pauta das mulheres, é o primeiro após a criação do Ministério da Igualdade Racial sob o comando da ministra Aniele Franco, quem tem impulsionado e valorizado as iniciativas do julho das pretas.

Sintonize

Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular. Ele vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas, às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga