O Dia Nacional do Estudante, celebrado nesta sexta (11), tem uma programação de atos e um festival cultural organizado pelas entidades estudantis no Recife.
Nacionalmente, a União Nacional do Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocaram atos nas capitais brasileiras com o tema da defesa do Orçamento para a Educação e a revogação do Novo Ensino Médio.
Em Pernambuco, a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) Cândido Pinto e a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UMES) realizam a Jornada dos Estudantes com o lema “Juventude Quer Viver: por Educação, Trabalho e Dignidade”. Ao longo da semana, as entidades realizaram diversas ações em escolas e universidades debatendo a necessidade de revogação do Novo Ensino Médio (NEM) e bloqueio no orçamento da educação causado pelo Teto de Gastos.
Já na sexta (11) a jornada começa com um “banquetaço” em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o debate “NEM? Nem em sonho” no Liceu de Artes e Ofício, em Recife, a partir 7h.
Leia: Educação: atos nacionais acontecem em Brasília (DF) nesta quarta (9) e sexta (11)
No Agreste, a cidade de Garanhuns tem um ato com o lema da jornada no centro da cidade a partir das 9h e em Belo Jardim, o campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza a Jornada Científica às 8h.
No Recife, o ato “Juventude Quer Viver: por Educação, Trabalho e Dignidade” tem concentração marcada para às 18h no centro da capital pernambucana. No mesmo horário, acontece também a posse do Diretório Central dos Estudantes da UNICAP e a cultural dos estudantes da UFPE às 18h no CAA.
Encerrando o dia, o Festival dos Estudantes acontece à noite no Armazém do Campo Recife (Av. Martins de Barros, 387) a partir das 19h apresentações de Maria Pagodinho, DJ Boneka, Coco Palhaço Bobagem, DJ Venenosa e Trix, Raryson Ramos, Lety, além de outras apresentações de estudantes.
Leia também: Qual a correlação de forças no Ministério da Educação do governo Lula?
Edição: Vanessa Gonzaga